O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou de ato solene de comemoração aos 60 anos de atividades da Apae de Araraquara. O evento realizado na manhã desta segunda-feira (28), no ginásio de esportes da entidade, na Vila Xavier, reuniu diretores da Apae, pais e parentes de alunos e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriotas), Fabi Virgílio (PT), Gerson da Farmácia (MDB), João Clemente (PSDB), Lucas Grecco (PSL) e Pastor Hugo Adorno (Republicanos).
Com aproximadamente 40 anos de serviços prestados à Apae, a diretora pedagógica e técnica Adriana Biasiolo agradeceu a colaboração dos 174 funcionários que atuam na associação e também o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal e destacou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
“A semana nacional é um momento que nós paramos para refletir sobre a inclusão da pessoa com deficiência, a inclusão na escola, a inclusão no trabalho, a inclusão na cultura, na saúde e na inclusão social. E nós só conseguimos incluir quando reconhecemos a capacidade da pessoa e oferecer a oportunidade”, disse a diretora.
“O desafio é gigante”, afirmou o atual presidente da Apae, José Branco Peres Neto, ao elogiar as diretorias anteriores que conduziram com sucesso a entidade nas seis décadas de atividades.
A vereadora Fabi Virgílio enalteceu a atuação do autodefensor público apeano Jefferson Bezerra e o trabalho da associação na cidade. “São 60 anos de dedicação, respeito, admiração, solidariedade, caminhos, fraternidade. ”
Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho, abordou a trajetória vitoriosa da Apae marcada por superações, desafios e transformações necessárias para se adaptar aos tempos e às demandas das pessoas.
“Este é um momento muito significativo para a nossa Apae, que representa um papel único na sociedade. Aqui as pessoas encontram um atendimento especializado, para que tenham mais independência e qualidade de vida. Aqui se promove a igualdade de direitos. Por isso, é uma honra participar dos 60 anos da Apae. Meus cumprimentos a todos os envolvidos nesta história que é um orgulho para Araraquara”, pontuou Damiano Neto.
“Para mim é um enorme orgulho participar da história da Apae”, resumiu o auto defensor Jefferson Bezerra, representantes dos alunos apeanos.
Após os pronunciamentos de diretores e autoridades, houve celebração religiosa presidida pelo diácono Joaquim Augusto de Oliveira, que atua na Paróquia de São Geraldo. E, em seguida, uma confraternização com bolo e o tradicional canto “Parabéns”.
Histórico
Fundada em 28 de agosto de 1963, no salão nobre da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a Apae teve os seguintes presidentes: Geraldo Amaral, Dante Moreira Leite, Lauro Costa, Demerval Simões, José Salum, Set Hur Cardoso, Ilsen Fernandes Grassi Elias, João Luiz Ultramari, Adalberto Alvares, Emílio Marçal de Lorena, Joaquim Ferreira Vieira, Luís Fernando Prudenciano de Souza, Florival Cardoso Bruno, Célio Teixeira, Elisabeth Monteiro de Felice, Djanyra Maria Matioli de Oliveira, Pedro Paulo Ferrenha (Nenê), Sérgio José e José Branco Peres Neto.