O prefeito Edinho participou nesta quinta-feira (26), em Salvador, da entrega do último trem fabricado pela Hyundai Rotem de Araraquara à CCR Metrô Bahia, concessionária do metrô da capital baiana. No evento, também foi inaugurada a Estação Aeroporto do metrô, com presença do governador Rui Costa (PT).
“É uma conquista muito importante para a cidade de Araraquara e para nossa economia. Os trens feitos pela Hyundai Rotem irão transportar milhões de passageiros no metrô de Salvador. São trens de altíssima tecnologia e que proporcionam grande conforto aos usuários. Parabéns ao Governo do Estado da Bahia por essa inauguração e à Hyundai Rotem, importante empresa do ramo ferroviário internacional e que acreditou no potencial de Araraquara. Agradeço à Hyundai pelo convite para participar deste dia histórico para os baianos e para a nossa cidade”, afirma Edinho.
Com o novo trecho inaugurado nesta quinta, o sistema metroviário de Salvador finaliza a linha 2, completando o acesso até o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Antes, os usuários tinham de descer em uma estação anterior para chegar ao aeroporto.
O contrato entre Hyundai Rotem e a concessionária previu a entrega de 136 carros (34 trens) para o metrô de Salvador. A montagem começou em 2015, em um dos barracões anexos à fábrica da Iesa, hoje na unidade nova da empresa em Araraquara.
A Hyundai Rotem investiu R$ 120 milhões na fábrica de Araraquara, cidade que foi escolhida por estar em uma localização estratégica. A unidade atende o Brasil e toda a América Latina e está localizada na SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna), em uma área de 150 mil m² (é a segunda maior planta da empresa no mundo). A capacidade de produção é de 200 vagões por ano, com geração de 300 empregos.