Início Araraquara Araraquara regride para a fase vermelha do Plano São Paulo

Araraquara regride para a fase vermelha do Plano São Paulo

Araraquara e outros 15 municípios da região regrediram para a fase vermelha, na 21ª atualização do Plano São Paulo, que determina as regras da quarentena contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa do governo do estado nesta sexta-feira (5).

Com isso, somente os serviços essenciais podem funcionar. A ocupação de 85,7% dos leitos de UTI na região justificaram a mudança.

Outras 24 cidades permanecem na fase laranja. Brotas permanece na vermelha e Santa Rita do Passa Quatro sai da vermelha para a laranja.

Vão para a fase vermelha

DRS III – Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.

O que pode funcionar na fase vermelha:

Farmácias

Mercados

Padarias

Açougues

Postos de combustíveis

Lavanderias

Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô

Transportadoras, oficinas de veículos

Atividades religiosas

Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria

Bancos

Pet shops

Serviços de delivery ou entregas

Permanecem na laranja

DRS XIV – São João da Boa Vista: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

DRS X – Piracicaba: Analândia, Araras, Conchal, Corumbataí, Itirapina, Leme, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.

Sai da vermelha para a laranja

DRS XIII – Ribeirão Preto: Santa Rita do Passa Quatro

O que pode funcionar na fase laranja

Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.

Capacidade de ocupação: 40% do público máximo de cada estabelecimento.

Funcionamento máximo: até 8 horas por dia.

Horário de fechamento: atendimento presencial somente o até 20h.

Parques estaduais, salões de beleza e academias: podem funcionar.

O Plano São Paulo

O Plano São Paulo determina as regras da quarentena no estado. Criado em maio de 2020, ele divide o estado em 17 regiões de saúde. A fase da quarentena em que se encontra cada região é determinada pelo governo estadual com base em indicadores de saúde como mortes por Covid-19, internações, ocupação de leitos de UTI. As cinco fases possíveis são:

Fase vermelha (Alerta Máximo)

Fase laranja (Controle)

Fase amarela (Flexibilização)

Fase verde (Abertura parcial)

Fase azul (Normal controlado)

O plano estabelece quais setores da economia podem funcionar em casa fase e determina restrições, com horário de funcionamento e capacidade máxima dos estabelecimentos comerciais, em cada fase. A reclassificação de cada região é feita mensalmente, mas, caso os indicadores sejam negativos, o governo pode fazer reclassificações extraordinárias.

Redação

Sair da versão mobile