Em sua 21ª edição, o Araraquara Rock apresenta um line-up para todos os gostos dentro do universo do rock/metal. Priorizando a cena independente, nomes consolidados da música pesada nacional figuram no palco este ano. A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara) divulgaram os nomes das bandas que compõem a programação do festival, que será realizado de 14 a 16 de julho.
Carolina Guimarães, coordenadora executiva de Cultura, lembra que o Araraquara Rock é um dos eventos mais longevos da Secretaria de Cultura, com repercussão local e nacional. “Durante as edições, recebemos pessoas de outras cidades, excursões, o que para nós é sempre muito representativo. Temos na cidade um dos únicos festivais de rock alternativo, com entrada totalmente gratuita e uma line-up surpreendente todos os anos”, aponta.
“A presença feminina no festival em 2023 tem uma incidência considerável. São sete bandas em que na sua formação tem uma ou mais meninas. São as mulheres emergindo com força no cenário nacional e o Araraquara Rock evidenciando isso mais uma vez”, pontua Flávio Plex, curador do evento.
A abertura do Araraquara Rock será realizada no Sesc Araraquara, no dia 14 de julho, sexta-feira, às 20 horas, com Tuatha de Danann – banda de folk metal, de Varginha, conhecida pelos ritmos e letras inspiradas na mitologia céltica.
Nos dias 15 e 16 de julho os shows serão realizados no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, na Vila Melhado, com a abertura dos portões às 16 horas.
Dia 15 de julho, sábado, a programação apresenta: Project46, Eskröta, Rotborn, Corréra, Toxic Death, Kill for Nothing e Umbral. Depois, no dia 16 (domingo), segue com: Allen Key, Bullet Bane, Jimmy & Rats, Der Baum, Pluggit, Ananda Canta Rita Lee e Unrealism.
O Araraquara Rock é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – em parceria com o SESC Araraquara e apoio da Rádio Hot Mix. Toda a programação é gratuita e pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.
O Araraquara Rock tem classificação etária livre, porém menores de 14 anos devem estar acompanhados por responsável. No Teatro de Arena haverá área de alimentação, e vale destacar que não será́ permitido o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Também, não é permitida a entrada com bebidas no espaço, que tem capacidade para 3 mil pessoas. A dica é chegar cedo para garantir o lugar.