Início Araraquara Associação Foco na Comunidade procura colaboradores para o curso de balé 

Associação Foco na Comunidade procura colaboradores para o curso de balé 

Atividade é desenvolvida com 60 alunas na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, no Valle Verde

Por José Augusto Chrispim

A Associação Foco na Comunidade, que atende a população da Zona Norte de Araraquara, precisa de colaboradores para manter as aulas de balé que são administradas aos sábados, na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, localizada no Residencial Valle Verde.

Uma das criadoras da associação e também moradora do bairro, Marta Joaquim, explicou à reportagem de O Imparcial que as aulas são divididas em três turmas, das 9h às 12h todos os sábados. Ela ressalta que um lanche é fornecido para as alunas ao final das aulas e, atualmente, está ficando difícil para a associação custear os alimentos. Por isso, ela pede a ajuda de quem quiser colaborar de alguma forma para que o curso não seja cancelado.

“Já faz um ano que entregamos os uniformes para elas participarem das aulas, por isso, eles já estão ficando velhos. Além da ajuda para o lanche, pedimos também para quem puder doar colan, saias ou qualquer material usado nas aulas, ajudaria muito”, ressalta Marta.

Como ajudar

Para quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone da associação: (16) 997324896 ou pelo e-mail foconacomunidadezn@gmail.com

História da Associação Foco na Comunidade

A Associação Foco na Comunidade – Zona Norte nasceu da vivência, da luta e da organização popular de moradores comprometidos com a melhoria da qualidade de vida em seus territórios.

Em meados de 2016, Maria Cristina Theodoro e Marta Joaquim foram contempladas com o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, passando a residir nos bairros Laura Molina e Valle Verde, localizados na zona norte de Araraquara.

O que representava a realização do sonho da casa própria também trouxe muitos desafios. Os loteamentos foram entregues sem infraestrutura adequada e sem equipamentos públicos suficientes para atender a nova população. A região enfrentava dificuldades como falta de água em alguns períodos, ausência de equipamentos públicos, escolas distantes e serviços de saúde sobrecarregados.

Maria Cristina e Marta vivenciaram, juntamente com toda a comunidade, os impactos dessa realidade. Muitas crianças precisavam sair de casa ainda de madrugada para estudar em escolas distantes do bairro. As unidades de saúde mais próximas não tinham estrutura suficiente para atender a demanda crescente da população.

Diante desse cenário, a mobilização comunitária tornou-se essencial. Com o retorno das plenárias do Orçamento Participativo durante a gestão do prefeito Edinho Silva, abriu-se um importante espaço de diálogo entre o poder público e a população. Nessas plenárias, os moradores passaram a apresentar as principais necessidades dos bairros e a votar nas prioridades de investimentos para a região.

Foi nesse processo que Maria Cristina e Marta começaram a mobilizar os moradores da comunidade, incentivando a participação popular, o diálogo coletivo e a união dos moradores em torno de melhorias para o território.

Com organização, perseverança e participação ativa da comunidade, importantes conquistas foram alcançadas para a região, como a implantação de equipamentos públicos essenciais, entre eles escolas, centros de educação e recreação, unidades de saúde e espaços de valorização cultural e social, como o Quilombo Rosa.

Ao longo dos anos, o trabalho comunitário se fortaleceu e passou a ser reconhecido pela população e por diferentes atores da cidade. Em 2025, Maria Cristina e Marta foram indicadas para atuar no PTS – Projeto Trabalho Social, desenvolvido pela empresa FOCO, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal, com ações voltadas ao trabalho social de pós-ocupação nos conjuntos habitacionais.

No âmbito do projeto, atuaram como Técnicas Sociais em diversas atividades voltadas ao fortalecimento comunitário, convivência social e desenvolvimento local, promovendo iniciativas como aulas de balé, treinos de futebol, sessões de cinema comunitário e grupos voltados à melhor idade.

A experiência no projeto reforçou ainda mais os laços com a comunidade e fortaleceu um antigo sonho: criar uma organização comunitária que pudesse ampliar as ações sociais, desenvolver projetos, firmar parcerias e garantir a continuidade das iniciativas voltadas ao desenvolvimento do território.

Assim, diante da necessidade de estruturar e ampliar um trabalho que já vinha sendo realizado na prática pela comunidade, nasceu a proposta de formalização de uma associação.

Com o apoio do Projeto Trabalho Social em todas as etapas do processo de constituição, foi realizada no dia 24 de janeiro de 2026 a assembleia oficial de criação da Associação Foco na Comunidade – Zona Norte.

A associação surge com o propósito de fortalecer a organização comunitária, promover projetos sociais, culturais, educacionais e esportivos, além de atuar na defesa de direitos e na promoção da qualidade de vida da população da zona norte de Araraquara.

“Mais do que uma entidade formal, a Associação Foco na Comunidade representa a força da organização popular, da solidariedade e da união entre moradores que acreditam que a transformação social começa dentro da própria comunidade. Porque Nossa força é a união”, afirmou Marta.

Sair da versão mobile