Início Araraquara Juiz apresenta projeto habitacional que pode ampliar soluções para moradias em Araraquara

Juiz apresenta projeto habitacional que pode ampliar soluções para moradias em Araraquara

Iniciativa da Central de Conciliações busca reduzir impactos sociais e jurídicos relacionados à política habitacional e fortalecer a cooperação entre Judiciário e poder público

O prefeito Dr. Lapena recebeu a visita do juiz federal e procurador Dr. Márcio Cristiano Eberti. O encontro contou com a participação de secretários municipais e representantes da administração pública para a apresentação do Projeto João-de-Barro, iniciativa voltada à busca de soluções consensuais para questões habitacionais que afetam moradores do município. A reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira (22), no Paço Municipal.

Desenvolvido pela Central de Conciliações de Araraquara (Cecon), o projeto integra um conjunto de ações destinadas a mediar conflitos relacionados à política habitacional vinculada à Caixa Econômica Federal no âmbito da Subseção Judiciária de Araraquara. A proposta tem como foco promover alternativas que contribuam para a regularização de situações habitacionais, reduzindo a judicialização de demandas e ampliando a efetividade das políticas públicas voltadas ao setor.

Também participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Urbano, Priscila Crepaldi; o mediador municipal, Dr. João Batista Galhardo Júnior; a chefe de Gabinete, Paula Cardoso; o procurador-geral do Município, José Melhem; o subprocurador-geral de Assuntos Estratégicos, Osvaldo Balan Jr.; e a subsecretária de Habitação, Greice Fernandes.

O magistrado esteve acompanhado da servidora da Cecon, Susilaine Aparecida Vieira.

Durante a apresentação, o juiz federal Dr. Márcio Cristiano Eberti destacou que o Projeto João-de-Barro nasce da necessidade de enfrentar, de forma colaborativa, o elevado volume de demandas habitacionais.

“É com grande satisfação que apresento esta iniciativa, que tem como objetivo contribuir de maneira concreta, transparente e eficiente para o fortalecimento da relação entre a Prefeitura, os munícipes e o Poder Judiciário na condução das questões habitacionais”, afirmou o magistrado.

O prefeito Dr. Lapena agradeceu a visita e ressaltou a importância da parceria entre os diferentes órgãos públicos para enfrentar desafios que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

“Esta ação é diferenciada. O juiz está sendo propositivo e providente ao buscar caminhos para auxiliar a população em um tema tão relevante quanto a moradia própria e todos os trâmites que envolvem essa conquista. Toda contribuição que venha ao encontro das necessidades da nossa população é bem-vinda”, declarou o prefeito.

A iniciativa reforça a importância da atuação integrada entre as instituições públicas na construção de políticas habitacionais mais eficientes, capazes de oferecer respostas concretas às demandas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento urbano de Araraquara.

Sair da versão mobile