Por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência, que integra a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e é vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, a Prefeitura realiza nesta amanhã (3), em Araraquara, a solenidade do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O ato público, na sede da Apae, na Vila Xavier, tem parceria com o Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência) e apoio da própria Apae.
Conforme a programação, às 15h20, após a abertura do evento, será ministrada a palestra temática “Pessoas com deficiência protagonistas dos seus direitos”, pelo Defensor Público Matheus Bortoletto Raddi.
De acordo com a assessora especial de Políticas para Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos, essa data tem um significado especial no município. “Serve para refletir sobre as conquistas e sobre o que ainda é preciso avançar em relação aos direitos das pessoas com deficiência”, afirma.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência integra a 1ª edição do projeto “Araraquara com Humanismo”, que teve início em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro na cidade.
Vale destacar que a data foi estabelecida pela ONU em 1992. O objetivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a sociedade na defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.
Conforme acrescentou Elisa dos Santos, também haverá uma apresentação do tecladista Junino Duart Pess na Apae, no encerramento da solenidade.