O Banco Municipal de Alimentos, pertencente à Coordenadoria de Segurança Alimentar vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou o treinamento de boas práticas de manipulação na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro.
O treinamento foi elaborado e ministrado pelos estagiários do curso de nutrição da Unip, que estão realizando estágio curricular em conjunto com a estudante do programa municipal Jovem Cidadão, Paloma Ferreira Figueiredo. O público alvo foi a equipe operacional do Banco de Alimentos e também os reeducandos do Centro de Ressocialização que atuam em diversas atividades relacionadas à seleção, processamento e distribuição de alimentos.
A nutricionista e gerente de abastecimento Paula Fernanda de Oliveira orientou e supervisionou o treinamento que teve como objetivo realizar a reciclagem de conceitos e atualização da equipe quanto às normas sanitárias vigentes. “Esta conscientização é muito importante para melhorar o atendimento para as entidades socioassistenciais que recebem regularmente os alimentos de forma segura, além de servir como incentivo à toda equipe de trabalho”, comentou.
A secretária de assistência e desenvolvimento social, Jacqueline Barbosa, acrescentou que esta integração de esforços, contando com diversos atores como estudantes universitários e reeducandos, otimiza as atividades do combate ao desperdício de alimentos, que é o objetivo principal do Banco de Alimentos. “Este trabalho é fundamental, ainda mais neste momento em que os hortifrútis estão com preços muito elevados”, concluiu.