A banda La Burca, de Araraquara, participa do lançamento nacional da coletânea de post punk “Divina Tragédia – Purgatório” (Volume II).
O lançamento acontece neste mês de novembro, e a obra é inspirada na trilogia “A Divina Comédia” do escritor Dante Aliguieri.
La Burca participa com a música acústica “Die Angels”, lançada no último disco da banda “Desaforo I” (2020).
A coletânea é organizada pelo selo Sigillum 3 e conta com 13 bandas do país representando a sonoridade post punk.
Em edição limitada de 300 cópias, o vinil é na cor verde e um cartão postal exclusivo acompanha o encarte.
Anjos e demônios
A canção acústica e minimalista “Die Angels” apresenta guitarras em clima folk, e traz o tema sobre relacionamentos abusivos.
“Apesar de “angelical”, os demônios são postos para fora no som, com linhas de questionamento sobre a liberdade em que os homens abusivos continuam tendo na sociedade após os atos. É uma canção neo folk, composta entre 2014 e 2015, em um período de muita introspecção”, comenta a vocalista e guitarrista Amanda.
Composta em 2015, a música foi finalizada em 2020, após o guitarrista araraquarense Daniel Guedes entrar na banda e compor outras linhas de guitarra.
La Burca trilha pelo som independente desde 2013 e atualmente é formada por Amanda Rocha (guitarra, voz), Daniel Guedes (guitarra) e Roberto Schiavon (bateria).
Com três discos na carreira, o trio também teve o último disco “Desaforo” (2020), lançado em vinil 7´pela Lombra Records e punklorecords!
Conceitual
Segundo o organizador da coletânea, o músico Edson Lamansov, a obra terá três volumes influenciadas nos capítulos Inferno, Purgatório e Paraíso, da obra clássica do italiano Dante Aliguieri.
“A ideia de construir três LPs coletâneas de conjuntos musicais brasileiros distintos, em ritmos letras e melodias condizentes à trilogia de Dante Alighieri. Baseado então nos capítulos: Inferno, Purgatório e Paraíso. As bandas foram convidadas a participarem da obra mesmo sem saber que o vinil tem como fundo esses três livros”, apontou.
Lamansov explicou que o volume I “Inferno” foi lançado em 2021 e conta com ritmos mais pesados devido ao contexto.
“Já Purgatório, do volume II, refere-se às almas que ainda possuem a chance de se arrependerem de seus atos”, contextualizou.
O músico contou que os discos se complementam: a abertura e o final de cada faixa remetem ao próximo disco.
“A abertura do Volume II casa com o final do volume I, e no caso a faixa final concluída pela banda La Burca, fará o enlace e chamada para o volume III onde pretendemos colocar músicas com o conceito e sonoridade mais brandas. Quando a pessoa ouvir as três obras, vai perceber que um conceito amarra o outro”, finalizou.
Novos singles estão previstos para sair em janeiro de 2023.