Início Araraquara Câmara homenageia Canil Siciliano e protetora de animais Deuseli Battain 

Câmara homenageia Canil Siciliano e protetora de animais Deuseli Battain 

De autoria da vereadora Luna Meyer (PDT), honrarias de Diploma de Honra ao Mérito e Cidadã Araraquarense, respectivamente, foram entregues em Sessão Solene na última sexta-feira (14)

Duas trajetórias de destaque na defesa da causa animal foram reconhecidas em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (14). A protetora Deuseli Battain recebeu o Título de Cidadã Araraquarense e a empresa Canil Siciliano foi homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito. 

As honrarias foram de autoria da vereadora Luna Meyer (PDT), que presidiu a sessão. “Eu me sinto extremamente honrada por estar homenageando essas grandes mulheres. A Deuseli, protetora, e a Alessandra [Siciliano], que foi a grande força motriz que fez o Canil Siciliano ser o que ele é”, declarou a vereadora. 

“Seu amor e dedicação aos animais e à nossa comunidade são a prova de que a bondade e a compaixão ainda existem em um mundo tantas vezes cruel. Seu trabalho, seu amor, sua paixão e seu exemplo são uma luz que guia nossos corações na direção de um mundo melhor. Um mundo onde o amor e a compaixão são a regra, não a exceção”, disse Luna a Deuseli. 

Para o Canil Siciliano, que atua no município desde 2012, a parlamentar agradeceu pelos serviços prestados à população. “Vocês são a prova de que, mesmo diante da adversidade, o amor e a compaixão prevalecem. Que a história do canil seja exemplo e inspire todas as outras empresas a fazerem a diferença na comunidade, na cidade em que elas estão, como vocês fazem”, afirmou Luna. 

O vice-presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), parabenizou as homenageadas. O vereador destacou a luta que Deuseli enfrenta no dia a dia pela causa animal. “Parabéns por esse título, que é um dos mais importantes e homenageia quem não nasceu aqui e faz uma grande história na nossa cidade”, disse. Boi ainda enalteceu a trajetória do Canil Siciliano. “A gente vê a garra e a luta da Alessandra à frente da empresa. Parabéns aos familiares e aos funcionários que trabalham lá, porque vocês fazem um diferencial e são um exemplo.” 

A coordenadora municipal de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, parabenizou Deuseli por sua vocação para atuar na causa animal e pelo reconhecimento recebido em Araraquara. “O trabalho desenvolvido é de excelência, de destaque. É um trabalho para poucos. Cuidar de aves é um dom. Muito obrigada pelo que você faz”, pontuou.  

Carol ainda ressaltou a parceria da Prefeitura com o Canil Siciliano. “O canil faz o abrigamento, o resgate, vacinação, castração, adoção. Agradeço à Alessandra e a toda a sua equipe. São pessoas que não trabalham apenas para viver. São pessoas que amam os animais”, afirmou. 

Deuseli agradeceu a Luna pelo Título de Cidadã Araraquarense e aos moradores da cidade pelo acolhimento. “Eu era uma criança morrendo de medo de uma cidade estranha quando cheguei aqui, mas foi tudo muito bem acolhedor. Muito amor e muito carinho. Só tenho a agradecer. Araraquara é o sol que aquece o coração de todos”, destacou. A homenageada ainda pediu para que a população tenha amor aos animais. 

Alessandra Siciliano, representando o Canil Siciliano, fez agradecimentos pelo Diploma de Honra ao Mérito recebido pela empresa e dividiu o reconhecimento com os funcionários. Ela ainda relatou um pouco do trabalho realizado.  

“Tenho uma equipe maravilhosa. E não é fácil receber esses animais. Eles chegam das piores formas. Precisando de cuidado, amor. E cada um [dos funcionários] vai lá e faz tudo por eles”, disse. “Eu gostaria de um dia a Prefeitura não precisar mais do meu contrato por não ter mais animais abandonados. E o canil não ter mais animais para adoção, porque todos estariam em um lar. Eles não cometeram nenhum crime para estarem em um canil. Não nasceram na rua. Todos tiveram um tutor que os tratou como objetos. Meu sonho é que cada um deles tenha um lar e uma família que o ame e o respeite”, complementou Alessandra. 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube

Deuseli Battain 

Deuseli Aparecida Martins Battain nasceu em Imirim, bairro da zona norte de São Paulo (SP), onde passou boa parte da infância com o seu irmão, Denilson. Seu pai era natural de Araraquara e trazia a família de trem para visitar seus parentes. Logo que se aposentou, em 1978, ele saiu da capital e retornou para a cidade natal. Deuseli tinha 13 anos quando chegou a Araraquara.  

Aos 15, conheceu Reinaldo, funcionário da Empresa Souza Cruz que morava em frente à sua casa. Com ele se casou e em 1990 adotou sua filha mais velha, Leilaine. E em 1992, seu filho caçula, Tiago. Decidiu ter seu próprio negócio, uma loja de roupas, que manteve até 2012. 

Com sua família, Deuseli construiu uma relação de muito amor e dedicação à natureza e aos animais, principalmente aos rurais, devido à chácara da sua família. Muito sensível e empática, ela começou a realizar ações como protetora de animais nos centros urbanos também.  

Em 2014, por questões de saúde de sua mãe e de sua sogra, precisou diminuir suas atividades como protetora e dedicar-se integralmente à família. Mas ela não se afastou por completo. Percebeu que as aves silvestres eram espécies que precisavam de amparo especial. 

Deuseli é membro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e voluntária em diversas outras iniciativas. 

Canil Siciliano 

Inaugurado em 2012, por Alessandra Vanesca de Campos Siciliano, o Canil Siciliano, desde 2013, tem sido a organização vencedora da licitação para fornecer cuidados essenciais aos animais resgatados pelo Município de Araraquara. Iniciado com o intuito de oferecer um suporte melhor e mais efetivo aos animais resgatados, o canil expandiu-se ao longo dos anos. 

Atualmente, a empresa conta com 22 colaboradores, uma infraestrutura de 60 canis e gatis, setores especializados de internação e cirurgia, almoxarifado bem equipado e setor de adoção. Esse abrigo dá suporte e proporciona uma segunda chance a mais de 700 cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos. 

O Canil Siciliano executa também o programa municipal de castração gratuita, operando mais de 4 mil animais por ano e oferecendo suporte médico-veterinário aos animais resgatados. Graças a essa parceria, foi inaugurado em 2016 o Centro de Adoção Espaço Cão Gabriel (no Parque Infantil), uma conquista expressiva e um reconhecimento da importância dos animais em nossa comunidade. A empresa realiza, também, o serviço emergencial de atendimento veterinário para os animais errantes recolhidos dentro do protocolo do Bem-Estar Animal, no Plantão 24h. 

Redação

Sair da versão mobile