Início Araraquara Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos acontece no dia 3 de junho

Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos acontece no dia 3 de junho

Essa será a 2ª campanha realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no ano, em parceria do DAAE e Casa Cairbar Schutel

A Prefeitura de Araraquara, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), a Casa Cairbar Schutel, a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Fundação Florestal, realiza no dia 3 de junho, sábado, a II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2023.

A campanha dá início a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, e será realizada das 8hs às 12hs, na Praça Pedro de Toledo, situada na região central do Município.

Aqueles que possuírem resíduos eletroeletrônicos como: Aparelho Celular, Baterias, Cabos e Carregadores, Caixa de som, Calculadoras, Cartucho, Toner, CD-ROM, CPU, DVD, Estabilizador, Fotocopiadora, HD, Impressoras, Monitor, Mouse, No Break, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Placa Mãe, Processador, Teclado, Fax e Aparelho telefone, DVD, Microondas, Scanner, Ventilador, Liquidificador, TV, Freezer e Geladeira, que não utilizam mais e querem dar um destino ambientalmente correto, devem levá-los até a Praça Pedro de Toledo para que sejam coletados e destinados corretamente.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, convida a população a fazer a sua parte e participar da campanha.  “A destinação correta desses resíduos é essencial para o desenvolvimento sustentável do município. Por isso, contamos com a participação da população nesse importante evento”, declara.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que a atividade também irá contar com exposições dos alunos da Uniara sobre temas ambientais. “Teremos exposições sobre Resíduos e lixo; Reaproveitamento dos alimentos; Composteira caseira; Feira de Troca, Confecção de Sacola Plástica, Recursos Hídricos e Poluição das Águas; Agricultura Sustentável; Doenças Tropicais; Animais Peçonhentos; Zoonoses; Tráfico de Animais Silvestres e a exposição da Fundação Florestal”, enumera.

Valter destaca que a programação da semana prosseguirá na segunda-feira (5), com a palestra intitulada Poluição Plástica Propostas de Mitigação, na E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Junior. “Vamos aproveitar essa semana para levar um pouco mais de educação ambiental aos nossos jovens”.

O gerente reforça que, na terça-feira (6), haverá o encerramento do Programa de Palma em Palma, realizado pela Empresa Cutrale, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Educação, no Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA), localizado no Parque Natural do Basalto.

Confira a programação completa da semana:

Sábado (03/06): II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos – Praça Pedro de Toledo; Horário das 8hs às 12hs

Sábado (03/06): Exposição dos alunos da Uniara sobre temas ambientais: Resíduos e lixo; Reaproveitamento dos alimentos; Composteira caseira; Feira de Troca, Confecção de Sacola Plástica, Recursos Hídricos e Poluição das Águas; Agricultura Sustentável; Doenças Tropicais; Animais Peçonhentos; Zoonoses; Tráfico de Animais Silvestres e a exposição da Fundação Florestal. Praça Pedro de Toledo; Horário das 8hs às 12hs

Segunda-feira (05/06): Palestra: “Poluição Plástica Propostas de Mitigação”; E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Junior; Horário: 8hs:30min

Terça-feira (06/06): Encerramento do Programa de Palma em Palma “Oficina de Reciclagem” – Centro Municipal de Educação Ambiental/Parque Natural Municipal do Basalto: Horários: 8hs às 11hs e das 12hs às 16hs.

Redação

Sair da versão mobile