Início Araraquara Rede Sustentabilidade estabelece diretório em Araraquara e pode concorrer à Prefeitura em...

Rede Sustentabilidade estabelece diretório em Araraquara e pode concorrer à Prefeitura em 2024

Partido, liderado pela ministra Marina Silva, quer fazer a diferença na cidade com projetos voltados aos Direitos Humanos e ao Meio Ambiente

Por José Augusto Chrispim

A Rede Sustentabilidade é um partido político liderado pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Com figuras que vão da centro-esquerda a esquerda socialista, o partido, que teve seu registro definitivo em setembro de 2015, se autodefine como “humanista e ambientalista”. O partido já esteve em Araraquara em outra ocasião, mas por vários motivos, não seguiu em frente.

O Imparcial falou com o presidente do Diretório local do partido, Eduardo Rodrigues, que relatou que o Rede Sustentabilidade conta com uma nova formação, com pessoas altamente capacitadas e que pretendem mostrar que a agremiação faz uma política diferente, a favor da igualdade de gênero, da luta das mulheres, dos povos indígenas, dos direitos humanos, da proteção às crianças e adolescentes, a favor da democracia, do meio ambiente e da sustentabilidade. 

O Imparcial perguntou ao presidente como o partido está se preparando para as eleições municipais que serão realizadas no ano que vem e quais são suas principais diretrizes.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Quais são as diretrizes do partido?

Eduardo: “Nosso intuito no momento é estruturar o partido, fortalecer nossas ideologias com ideias sólidas e bons projetos para a cidade e nossa população”.

O Imparcial: Quem são os membros do Diretório na cidade?

Eduardo: “Atualmente está à frente do partido como presidente municipal,

Eduardo Rodrigues, e sua executiva é formada por: Paulo Tetti, Taciana Cardoso, José Tevez, Cleber Augusto Sena e Meg Cardoso”.

O Imparcial: Com quantos filiados o partido conta atualmente em Araraquara?

Eduardo: “O partido atualmente possui cerca de 30 filiados e filiadas. Estamos realizando filiações, conversando com lideranças e, mesmo com pouco tempo na cidade, estamos sendo procurados por simpatizantes, militantes, além de pré-candidatos e candidatas”.

O Imparcial: Como o partido está se preparando para as eleições municipais do ano que vem?

Eduardo: “Estamos fortalecendo nosso núcleo, nossas candidatas e candidatos estão sendo preparados com apoio da Rede Sustentabilidade do Estado de São Paulo, queremos levar aos eleitores de Araraquara conteúdos, bons projetos, novas propostas em prol das nossas bandeiras socioambientais, sustentabilidade e proteção da biodiversidade”.

O Imparcial: O partido conta com uma possível eleição para uma cadeira na Câmara Municipal?

Eduardo: “A rede é um partido considerado pequeno pelos grandes, mas é um partido importante para o país, tem muitas histórias de lutas, temos em nosso DNA a quebra de barreiras e muita perseverança, pois sem luta não existe vitória, e vamos de igual para igual nas eleições, nas ruas junto com a população, almejando um espaço na Câmara Municipal para representar nossas causas por justiça social, ambiental, na defesa da democracia e para fazer prevalecer projetos e leis sempre a favor das pessoas”.

O Imparcial: Em caso de não ter um candidato próprio à Prefeitura, o partido deve apoiar uma candidatura do PT, em 2024?

Eduardo: “Em conjuntura debatida com a direção estadual, não descartamos uma provável candidatura a Prefeito(a), isso ainda será discutido internamente no nosso partido, disponibilizando um nome no nosso quadro, mas estamos sempre pensando no melhor para a cidade, e abertos ao diálogo com os demais partidos, e uma candidatura à Prefeitura necessita de muita construção, e nós queremos agregar o melhor para Araraquara e sua população”.

O Imparcial: Qual a importância para o partido da escolha de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente?

Eduardo: “Marina Silva é uma pessoa extraordinária, é uma mulher honrada em sua trajetória pessoal e política, sua história é inspiradora e isso nos motiva, e ter uma pessoa como a Marina no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nos deixa aliviados, pois sabemos de sua extrema competência e pulso firme para enfrentar qualquer desafio”.

O Imparcial:  Uma das bases da Rede Sustentabilidade é lutar por avanços na construção de políticas públicas sustentáveis para o país. Quais ações o partido desenvolve em Araraquara nesse sentido?

Eduardo: “Estamos articulando emendas para projetos no meio socioambiental junto a nossa deputada estadual, Marina Helou, reeleita em 2022 pela Rede, com o dobro de votos que obteve em 2018. Isso mostra que estamos no caminho certo e aprovado nas urnas pelas pessoas. Muito em breve teremos novidades, com articulação política traremos recursos para nossa cidade e projetos serão realizados e divulgados em nossos canais nas redes sociais. Para finalizar, gostaria de convidar as pessoas a conhecerem mais sobre a Rede Sustentabilidade e convido a quem se interessar a se filiar em nosso partido para fazer a diferença, pois se quisermos mudar algo, principalmente para o bem, temos muito o que trabalhar e fazer acontecer”, finalizou Eduardo.

Redação

Sair da versão mobile