Início Araraquara Cartilha “Entendendo o Autismo” é lançada na Biblioteca “Mário Andrade”

Cartilha “Entendendo o Autismo” é lançada na Biblioteca “Mário Andrade”

Disponível no site da Prefeitura, publicação foi apresentada durante o Curso Básico sobre o Transtorno do Espectro Autista

A Biblioteca Municipal “Mário Andrade” sediou nesta quinta-feira (21) o Curso Básico sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltado para pais, educadores, profissionais de saúde e interessados, com o objetivo principal de fornecer informações essenciais sobre o TEA, promovendo maior compreensão e inclusão das pessoas com esse transtorno na sociedade. A atividade marcou também o lançamento da cartilha “Entendendo o Autismo”, que também visa a divulgação sobre o TEA para maior compreensão da sociedade, bem como a inclusão e acolhimento às pessoas que vivem com o transtorno em Araraquara.

Na abertura da atividade, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, que no encontro representou o prefeito Edinho, destacou que o evento se torna extremamente importante por fortalecer a informação e a inclusão em torno do tema. “É um grande avanço porque estamos fazendo um curso de formação para esclarecer, tirar dúvidas e propiciar que aqueles que desenvolvem as políticas públicas do dia a dia sejam formados, capacitados, tenham o entendimento e tenham o conhecimento. Esse é o papel da gestão: formar os nossos profissionais, e isso estamos cumprindo muito bem, ainda mais por ser um tema tão relevante como é o Transtorno do Espectro Autista”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), afirmou que a inclusão começa com o entendimento do TEA. “Esse é um momento significativo, não apenas para todos nós que estamos aqui, mas também para a comunidade que busca compreender e incluir plenamente as pessoas com Transtorno do Espectro Autista de nossa sociedade. Esse é um tema que tem ganhado cada vez mais atenção e relevância no nosso mundo e esse curso básico é um passo importante na jornada de todos nós, pais, educadores e profissionais de saúde, que desempenham papel fundamental na vida das pessoas com TEA. É essencial que nos preparemos cada vez mais”, frisou.

A secretária municipal de Administração, Juliana Lujan, colocou a cartilha como uma ferramenta fundamental de combate ao preconceito. “A cartilha é de fácil acesso, tem uma leitura muito prazerosa porque você se vê mergulhado ali e entende perfeitamente. Eu acho que mais do que nos dar essa construção, ela nos dá a vontade de aprender mais e nos ajuda a começar a trilhar esse caminho em busca desse conhecimento, que é a única coisa capaz de diminuir os preconceitos e nos fazer entrar em um universo mais justo, onde as pessoas são vistas de uma forma mais adequada, com mais compreensão e inclusão”, ressaltou.

A diretora da Escola de Governo, Celina Garrido, enalteceu a qualidade do conteúdo abordado no curso. “É muito importante as pessoas se informarem e adquirir conhecimento a respeito de um tema tão sensível. Com isso, a Escola de Governo cumpre um papel fundamental de levar informação. Somente através da informação conseguimos promover a inclusão, combater o preconceito e fazer com que essas pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista, bem como as demais crianças, adolescentes e adultos que tenham alguma deficiência, consigam de fato fazer parte da nossa sociedade”, pontuou.

Curso Básico sobre o Transtorno do Espectro Autista foi ministrado por Karina Maia, pedagoga e gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, que também é a autora da cartilha. “É um trabalho que foi construído com muito carinho, com muita atenção, devido à demanda de pessoas buscando informação sobre o autismo. Ela é de muita importância porque traz um conteúdo muito simples, de alto entendimento e acessível para toda a população”, explicou a gestora, que fez uma apresentação sobre a construção e objetivos da cartilha.  

Também marcaram presença o vereador João Clemente (PSDB); a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; e Rita Ferreira, representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A organização do curso é da Prefeitura de Araraquara, por meio da Escola de Governo, Secretaria Municipal de Saúde e Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, e do Sistema Único de Saúde (SUS). A cartilha “Entendendo o Autismo” pode ser acessada pelo link bit.ly/cartilha_autismo_aqa.

Redação

Sair da versão mobile