Início Araraquara CEI do Assédio Moral conclui primeira etapa com quase 22 horas de...

CEI do Assédio Moral conclui primeira etapa com quase 22 horas de depoimentos

Comissão ouviu 12 servidores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana; próximas etapas envolverão outras secretarias da Prefeitura

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Assédio Moral no Serviço Público finalizou sua primeira etapa de trabalho após colher 12 depoimentos, todos relacionados à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. Foram 21h50m de escutas reunindo relatos e documentos que agora entram na fase de consolidação.

Instaurada pelo Requerimento nº 1557/2025, a comissão tem como objetivo apurar relatos de intimidação e práticas abusivas contra servidores da administração municipal, envolvendo secretarias, fundações e autarquias. A medida se tornou necessária após os gabinetes parlamentares receberem denúncias recorrentes de situações que comprometem não apenas a saúde física e psicológica dos trabalhadores, mas também a qualidade dos serviços prestados à população.

A CEI é composta pelos vereadores Cristiano da Silva (PL), Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas).

O relator da CEI, vereador Cristiano da Silva, já prepara o relatório com a expectativa de apresentá-lo na sessão ordinária da próxima terça-feira (9), quando os primeiros resultados devem ser oficialmente divulgados ao Legislativo.

A Comissão também aguarda autorização dos depoentes para tornar público o material colhido. Até o momento, apenas a servidora Camila Helena Americo Francisco, ex-agente administrativa da Guarda Civil Municipal (GCM) e atual guarda civil, liberou sua fala, disponível para acesso no link bit.ly/depo_camila . A conclusão dessa etapa marca um avanço no trabalho investigativo e abre caminho para novas ações e encaminhamentos do colegiado.

Este relatório parcial refere-se apenas ao primeiro bloco de apurações da CEI, que investigou casos ligados à Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Agora, a Comissão seguirá ouvindo servidores de outras áreas, e o relatório final será encaminhado à Prefeitura de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, ao Ministério Público do Trabalho e à Polícia Federal.

Sair da versão mobile