Início Araraquara Centro de Referência Afro dialoga sobre racismo na Emef Ruth Cardoso

Centro de Referência Afro dialoga sobre racismo na Emef Ruth Cardoso

Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura de Araraquara

Na última quinta-feira (24), a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura de Araraquara, Alessandra Laurindo, participou de um diálogo sobre racismo com os alunos do 9º ano da Emef Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, no Jardim Maria Luiza, a convite da professora de história Maria das Graças Cazuza Manente Francisco.

Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela coordenadoria através do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e da Casa SP Afro “Oswaldo da Silva – Bogé”, estimulando os mesmos a frequentarem os espaços, bem como divulgar o trabalho do SOS Racismo.

Alessandra valorizou o conteúdo abordado no encontro. “O ambiente escolar é um dos primeiros espaços que o racismo se apresenta, isso é notório mediante o número de denúncias recebidas através do Programa SOS Racismo, e por isso precisamos trabalhar para construirmos a consciência racial nessa geração, visando que todos estejam preparados a enfrentá-lo e em especial ajudar a denunciá-lo, pois somente assim buscaremos caminhos para desconstruí-lo”, apontou.

Cabe lembrar que segundo os dados inéditos da pesquisa divulgada no mês de julho pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), Instituto de Referência Negra Peregum e Projeto SETA, o ambiente escolar é apontado por 64% dos brasileiros entre 16 e 24 anos como o lugar onde mais sofrem racismo. Mulheres negras são maioria (63%) entre os que afirmam enxergar a raça como a principal motivadora de violência nas escolas.

O número do Programa SOS Racismo é o (16) 99626-9466, sendo este um canal de orientação e acompanhamento das denúncias de todas as formas discriminação de cunho racial, injúria e preconceito motivado pela cor da pele.

Redação

Sair da versão mobile