O ciclismo de Araraquara, bicampeão da Copa São Paulo na temporada, um ano após a primeira conquista, tem motivos de sobra para comemorar o bom desempenho em 2022.
Além da alta pontuação na Copa São Paulo, em que chegou em 1º lugar com quase mil pontos à frente da equipe colocada em 2º, a Fundesport/Nacional Bikes ainda viu despontar vários destaques individuais este ano.
Na equipe de base, por exemplo, o atleta Pedro Henrique M. Rodrigues, da categoria Infanto-juvenil, foi bem em várias provas. Por isso, terminou a temporada em 4º lugar no Campeonato Paulista e em 5º no Campeonato Brasileiro.
Mesmo competindo com ciclistas mais velhos, Pedro foi campeão na Copa São Paulo e vice nos Jogos Escolares Sub-14. E a partir de 2023, com 15 anos de idade, passará para a categoria Juvenil, disputando com atletas de 15 e de 16 anos.
Ainda da equipe de base: o ciclista Leonardo Ribeiro, da categoria Juvenil, foi campeão da prova 1º de Maio e dos Jogos Escolares Estaduais. Além disso, conquistou o vice-campeonato paulista de Resistência e o da Copa São Paulo. Nesta última disputa, outro atleta da equipe Juvenil araraquarense, Guilherme Moura, também foi destaque.
Adultos
Vale ressaltar que na faixa adulta, além de campeão geral por equipe na Copa São Paulo, a Fundesport/Nacional Bikes fechou 2022 com diversos bons resultados individuais.
É o caso da categoria Elite feminino, em que a atleta Lusuelen Domingues foi campeã, e Mariana Camargo, vice.
Na Elite masculina, Araraquara também ficou com o título de campeão e de vice, respectivamente, com Paulo Cliver e Rafael Generoso.
Na categoria Master A, de 30 a 39 anos de idade, Geraldo Cerniato foi o campeão e Willian Câmara o 4º colocado. Na Master C, (categoria de 50-59 anos), João Mantovani sagrou-se campeão e na Master A 1 (30-34 anos) Victor Fusi foi campeão na prova de Resistência e no Brasileiro.
Segundo o atleta e também técnico da equipe araraquarense, João Mantovani, de todas as provas válidas para o ranking brasileiro, Araraquara terminou a temporada na 15ª colocação entre 25 equipes, com Fusii em 1º lugar.
Projeções
A expectativa para 2023, de acordo com Mantovani, é participar de mais provas ao longo da temporada e ficar entre as dez primeiras equipes do ranking nacional, subindo mais cinco posições.
“Não é tarefa fácil, já que as disputas ocorrem em outros estados do Brasil, tornando maior a logística e os custos mais elevados”, afirma o treinador.
Outra meta de 2023 da equipe, também campeã dos Jogos Regionais deste ano, é melhorar os resultados nos Jogos Abertos do Interior, após o 8º lugar conquistado este ano, em São Sebastião, com as equipes masculina e feminina.
No balanço geral de 2022, João Mantovani enfatiza que o saldo é bastante positivo. “Conseguimos bons resultados em todas as provas e, por isso, sempre com pódio em alguma categoria”, resume.
Ainda de acordo com o treinador, o Campeonato Brasileiro foi o mais difícil da temporada, mas a equipe conseguiu boas posições graças ao apoio da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e da Nacional Bikes. “Esperamos que este mesmo apoio se repita em 2023”, resume.
Foto: Divulgação