O comércio de bens e serviços de Araraquara está otimista com as oportunidades geradas pelo Dia dos Namorados, data que encerra o calendário promocional do primeiro semestre. De acordo com a projeção do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, produzida a partir de uma rodada de conversações com o empresariado local, a expectativa para esse ano é de que as vendas aumentem 3,5% na comparação com o mesmo período de 2018 e, segundo os entrevistados, o valor afetivo da data é o principal motivo que deverá sensibilizar os consumidores e levá-los às compras. O indicador de faturamento esperado é calculado a partir dos depoimentos de comerciantes dos dez segmentos mais impactados pelo feriado, sendo eles: calçados e bolsas, chocolaterias, floriculturas, joalherias, moda íntima, óticas, perfumarias, relojoarias, restaurantes e vestuário. Dos lojistas entrevistados, 61,5% estão otimistas e acreditam no aumento das vendas, 27% esperam atingir o mesmo nível de faturamento de 2018 e 11,5% preveem queda nos lucros.
Carro-chefe das vendas no período, o segmento de vestuário mantém a maior expectativa de vendas para o feriado: aumento de 8,3% em relação à 2018. Os que empreendem no setor de floricultura e perfumarias também esperam aumentar seus rendimentos em comparação com o ano passado em 6% e 5,3%, respectivamente. A previsão de ampliação das vendas também se justifica pelo comportamento dos preços, que vêm sofrendo menores repasses aos consumidores em diversos segmentos mais demandados no Dia dos Namorados, alguns deles variando abaixo da inflação e incentivando as vendas, como por exemplo, os artigos de maquiagem, calçados e bolsas, que estão mais baratos em relação ao ano passado.
Em contrapartida, o setor de restaurantes foi o único a sugerir leve queda da arrecadação durante o Dia dos Namorados. A justificativa para a redução de 0,7% em relação ao ano passado é de que o aumento do número de estabelecimentos, bem como o aumento da jornada de funcionamento tem acirrado substancialmente a concorrência entre os estabelecimentos, contraindo a lucratividade do segmento.
A despeito do otimismo apontado pelo levantamento, os comerciantes reconhecem a fragilidade do processo de recuperação econômica e a queda da confiança dos consumidores, abalada pelo cenário instável em que o emprego se encontra. Pensando nisso, os lojistas mais confiantes estão procurando atrair os clientes investindo em ações publicitárias (65,4%), concedendo descontos e promoções para o pagamento à vista (30,8%) e estabelecendo parcerias entre os comerciantes para realizações de sorteios (26,9%).
Este ano os consumidores deverão gastar em média R$120,92 para presentear seus cônjuges. O valor, porém, é uma média dos tickets esperados pelos dez setores entrevistados. A desagregação dos dados releva que os lojistas esperam que os presentes de Dia dos Namorados custem entre R$70 e $165, e o cartão de crédito deve ser a forma de pagamento utilizada por 77% dos consumidores, seguido pelas compras no débito (15,4%) e em dinheiro (7,6%).
Para garantir mais tranquilidade aos consumidores nos dias que antecedem o feriado os lojistas de Araraquara estenderão o horário de funcionamento do comércio no final de semana que antecede o feriado. Conforme estabelecido na Convenção Coletiva: na sexta-feira (7) as lojas abrirão no período das 8h30 às 22h e no sábado (8) os clientes poderão fazer suas compras até as 17h. Shopping Centers e Supermercados irão manter seus horários normais de atendimento.