Um time de artistas de outros países estará em Araraquara participando do FIDA 2023 – Festival Internacional de Dança de Araraquara no período de 22 a 30 de setembro. O festival realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart tem programação gratuita.
A programação conta com oficinas, espetáculos e um encontro. Entre os artistas internacionais estão: Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil), Alejandra Diaz (Paraguay), Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha), Rhys Dennis (Inglaterra).
As oficinas são: “Corpo Zero. Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso-Aude (no Senac Araraquara, de 26 a 28, das 9h às 12h – atividade destinada aos alunos do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara); “Balé Contracolonial”, com Alejandra Diaz (na Art Dance Academia de Ballet, de 26 a 28, das 15 às 17h); Oficina de Dança Contemporânea “Improvisação e Composição: Mover-Se e Ser Movido”, com Dasha Lavrennikova (EMD-Escola Municipal de Dança, dia 27, das 15h30 às 17h30); “O Corpo Fala Mais Alto”, com Rhys Dennis (EMD, dia 28, das 9h30 às 11h30).
Já os espetáculos contam com: “Echo”, com Rhys Dennis (Teatro Sesc Araraquara, dia 27, às 20h); e “Na beira do mundo. Do outro lado de mim”, com Dasha Lavrennikova e Rafael Rocha (Teatro Sesc Araraquara, dia 28, às 20h). Os ingressos gratuitos serão distribuídos no Sesc Araraquara, uma hora antes do início da apresentação.
Ainda, os artistas internacionais participam da Cena Insolente, mesa “Curadoria e artistas na América Latina – por uma ética da solidariedade” e “Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos”, com as curadoras convidadas: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil), com a mediação da curadora do FIDA 2023, Gilsamara Moura.
A 23ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, entre os dias 22 e 30 de setembro, apresenta o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.
O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak – liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras – e a artista-docente Gilsamara Moura – atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).
Programação internacional FIDA 2023
· OFICINAS
“Corpo Zero. Energia e presença na construção do corpo em cena”*
Quando: 25, 26, 27 e 28 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
Ministrante: Luis Alonso-Aude
Sinopse: Desenvolver um trabalho centrado na energia e na presença, em treinamentos que acessam chaves no corpo de atrizes, atores, dançarinos e performers, ativando o pensamento criativo a partir do próprio corpo. Pensar com a energia, com o corpo e com as ações, acessando o Corpo Zero, local oculto que nos conecta à energia primordial, energia que é pensamento. Cada corpo humano em vida é um território preenchido de uma potência energética e impressões que conformam memórias. Ativar estas energias, dançar com elas relacionadas com estas memórias, é um trajeto a ser percorrido nesta oficina.
Minibio: Formado pela Escola Nacional de Artes e cursou no Instituto Superior de Artes de Havana, Cuba; formado em Letras pela UNEB. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA e Doutorando no mesmo programa. Diretor do grupo Oco Teatro Laboratório, do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, organiza o Colóquio Internacional de Artes Cênicas da Bahia, editor da Revista Boca de Cena e organiza o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste. Membro permanente do grupo multicultural de pesquisa teatral Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, atriz do Odin Teatret.
Público pretendido: Atrizes, atores, dançarinos e performers do SENAC que se interessem por práticas e treinamentos energéticos.
* Atividade destinada aos alunos do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara
“Balé Contracolonial”
Quando: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: das 15h às 17h
Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)
Ministrante: Alejandra Diaz (Paraguay)
Sinopse: As aulas com a Professora Alejandra Díaz Lanz (Maestra ALEDL) são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando os fundamentos da técnica do Ballet Clássico e as leis do movimento aos diferentes corpos de acordo com as possibilidades físicas de cada um, de forma a encontrar “le placement”, equilíbrio, pontos de apoio, transferência de peso, coordenação, ritmo, dinâmica, respiração, gestão do esforço muscular, sensações, fluidez e prazer do movimento na busca de um movimento harmonioso.
Minibio: Coreógrafa-Dançarina-Professora-Curadora-Pesquisadora-Gestora-Cultural-Independente. Artista de dança, paraguaio-argentino, formada na Argentina, aperfeiçoado na França, EUA, Brasil e Paraguai, onde reside desde 1985. Tem produzido e promovido iniciativas de formação cultural, criações multidisciplinares independentes, intercâmbio cultural, colabora na cogestão em redes e plataformas, compilação histórica e cooperação internacional, especialmente no que se refere à dança. Fundadora – Diretora Artística da Associação Cultural “Crear en Libertad” e 21 edições do Encontro Internacional de Dança e Artes Contemporâneas.
Público pretendido: Pessoas com experiência em balé nível intermediário ou avançado.
Oficina de Dança Contemporânea – “Improvisação e Composição: Mover-Se e Ser Movido”
Quando: 27 de setembro
Horário: das 15h30 às 17h30
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)
Ministrante: Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha)
Sinopse: O chão e o espaço sustentam e alimentam a exploração do movimento e o emergir da nossa dança na sua singularidade. Trabalharemos com as estruturas e matéria do chão, espaço, som e pele como pontos de ancoragem para nossos movimentos. Exploraremos e jogaremos com a consciência da gravidade para que o peso e a respiração sejam uma constante em nosso estado de consciência, entre movimento e quietude. Isso inclui: transferência de peso, tensão e expansão articular, percepção dos padrões e resistências, a queda, entrega à gravidade com integridade, reciclagem e redirecionamento da nossa energia a partir de uma relação receptiva e perceptiva das forças físicas. Através de diversos exercícios, jogos, e dinâmicas – integrando ferramentas da improvisação, da dança contemporânea, artes marciais – apontamos o caminho para momentos de criação enraizados na abertura mental, física, e energética com o desejo de estar totalmente presente no tempo e no espaço. De onde nasce nosso movimento? Buscaremos ampliar nossa atenção, olhar e escutar o movimento que já está presente dentro e fora de nós; que está ao ponto de emergir; que nos atravessa ao ampliar a intuição e imaginação, nas suas várias texturas, dinâmicas e ritmicidades.
Minibio: Nascida em Moscou, Rússia, leva mais de 15 anos dedicada a seu trabalho como bailarina, coreógrafa, docente, e investigadora de movimento e artes vivas. Atualmente vive entre Barcelona e Rio de Janeiro. Sua formação e trajetória artística baseiam-se na dança contemporânea, artes vivas e performance, complementada com pesquisas em diversas artes marciais, práticas somáticas e danças populares do Brasil. Recentemente apresentou seu trabalho solo no Otro Festival (Equador) e Zodiac (Finlândia), em colaboração com Lindon Shimizu – numa pesquisa sobre o corpo migratório. É co-fundadora, co-gestora e artista residente do Entre Serras: residência artística em Minas Gerais (2015-2023), que teve o apoio da Iberescena, em colaboração com Carol Pedalino e Aline Bernardi. Com sua graduação em dança contemporânea nos Estados Unidos, mestre em artes cênicas entre Dinamarca e França e doutoranda (UFRJ) no Brasil. Atualmente continua a sua investigação e criação artística, trabalhando no Instituto de Artes de Barcelona, Sitges e dando aulas em programas de dança como Área (Bcn), Faculdade Angel Vianna (RJ), Mestrado de Artes (Madrid), na UFF (Niterói), entre outras.
Público pretendido: Para aficcionades, bailarines, atores, circenses, movedores, praticantes e pesquisadores das artes de corpo acima dos 16 anos. 20 vagas.
“O Corpo Fala Mais Alto”
Quando: 28 de setembro
Horário: das 09h30 às 11h30
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)
Ministrante: Rhys Dennis (Inglaterra)
Sinopse: A partir de técnicas baseadas na liberação, comunicação através do toque e experiência de Rhys em Hip Hop e dança contemporânea, seus workshops conduzem os participantes através de sequências de fluxo, contato com o trabalho do parceiro, ritmo e musicalidade. Vamos nos concentrar em impulsionar nossa fisicalidade com essas técnicas, mantendo um alto nível de sensibilidade e consciência para responder à atmosfera e camaradagem que criamos no estúdio.
Minibio: Nascido em Londres, Rhys começou a dançar Hip Hop e passou a estudar Dança Contemporânea no The Place. Depois de se formar, Rhys trabalhou profissionalmente com empresas como James Cousins, Humanhood, Seke Chimutengwende, Leila Mcmillan e muito mais. Em 2017, ele cofundou sua própria empresa, FUBUNATION, com a visão de criar mais visibilidade para pessoas racializadas nas artes, continua a criar seu próprio trabalho e novas oportunidades para artistas prósperos na indústria.
Público pretendido: Dançarinos profissionais, estudantes e não dançarinos, a partir de 15 anos. 20 vagas.
· ESPETÁCULOS
Dia 27/09 – Espetáculo “Echo” com Rhys Dennis (Inglaterra)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
Sinopse: Echo, faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo que explora como nossas experiências vividas se traduzem através do movimento e do som. Este trabalho solo analisa o estado em que vivemos em nossas vidas diárias versus a natureza primitiva única que está sob nossa pele.
Ficha técnica:
Direção e criação coreográfica: Rhys Dennis
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 20 min
Dia 28/09 – Espetáculo “Na beira do mundo. Do outro lado de mim” com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha) e Rafael Rocha (Brasil)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
Sinopse: Um corpo que se deixa transmutar – em manchas coloridas, pés de pincel, curvas e texturas, tons primários – desfigurando-se para sintonizar-se com suas origens além das identidades fixas e impostas. Essa peça nasce e se desenvolve como um diálogo e pesquisa artística que entrelaça as diversas linguagens da dança contemporânea, artes visuais, têxteis e a música contemporânea, conceitualizada pela bailarina Dasha Lavrennikov em colaboração com Victor Gama, Rafael Rocha e Gabriela Lotaif; Surge a partir de elementos básicos e primordiais de cor, som, espaço e corpo. A peça está criada por partituras físicas, espaciais e sonoras.
Ficha técnica:
Criação / Performance: Dasha Lavrennikova
Criação Musical: Victor Gama e Rafael Rocha
Música ao vivo: Rafael Rocha
Figurino: Gabriela Lotaif
Desenho de luz: Alessandro Boschini
Olhar Externo: Lindon Shimizu y Janet Novas
Fotografia: Elena Benedettini e Mathias Vejerslev
Apoios: Casa del Moviment, Otro Festival, telepART Zodiak, globaldancenetwork
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min
· ENCONTRO:
Cena Insolente | Mesa “Curadoria e artistas na América Latina – por uma ética da solidariedade” e “Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos” (traga seu projeto artístico e o apresente aos curadores)
Horário: das 14h às 17h
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
Sinopse: O FIDA propõe que este encontro inaugure práticas de solidariedade entre artistas e curadores para gerar transformações nas formas habituais que cada função vem sendo exercida. Os modelos praticados são claramente insustentáveis, gerando exclusão e perspectivas hegemônicas, totalmente às avessas da ética aqui proposta, denominada ética da solidariedade.
Curadoras convidadas:
Alejandra Díaz (CRÉAR EN LIBERTAD/ Paraguay): Coreógrafa-Dançarina-Professora-Curadora-Pesquisadora-Gestora-Cultural-Independente. Artista de dança, paraguaio-argentino, formada na Argentina, aperfeiçoado na França, EUA, Brasil e Paraguai, onde reside desde 1985. Tem produzido e promovido iniciativas de formação cultural, criações multidisciplinares independentes, intercâmbio cultural, colabora na cogestão em redes e plataformas, compilação histórica e cooperação internacional, especialmente no que se refere à dança. Fundadora – Diretora Artística da Associação Cultural “Crear en Libertad” e 21 edições do Encontro Internacional de Dança e Artes Contemporâneas.
Luís Alonso (FILTE/Brasil): formado pela Escola Nacional de Artes e cursou no Instituto Superior de Artes de Havana, Cuba; formou em Letras pela UNEB. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA e Doutorando no mesmo programa. Diretor do grupo Oco Teatro Laboratório, do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, organiza o Colóquio Internacional de Artes Cênicas da Bahia, editor da Revista Boca de Cena, organiza o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste. Membro permanente há 30 anos do grupo multicultural de pesquisa teatral Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, atriz do Odin Teatret.
Adriana Banana (FID/Brasil): é uma artista que cofundou a Cia de Dança Burra (BH-MG), o Clube Ur=H0r (desde 1997) e, pensado como estratégia de dinamização do ambiente das artes do corpo, idealizou o FID – Fórum InterNacional de Dança, com sua primeira edição acontecendo em 1996, concomitantemente em Belo Horizonte e São Paulo. Banana é doutoranda em Artes Cênicas (ECA/USP), Mestre em Dança (UFBA) e Graduada em Filosofia (UFMG). Também possui especialização em Neurociências da Aprendizagem (UNINOVE-SP).
Mediação: Gilsamara Moura (FIDA/Brasil)
– Inscrições gratuita para as oficinas, através do preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023
– Ingressos gratuitos para o espetáculo no Sesc Araraquara, com retirada uma hora antes do início da apresentação
Programação gratuita