Por Geraldo Martelli
Terapeuta Sistêmico
É denominada uma terapia breve, desenvolvida pelo Filósofo, Teólogo, Pedagogo e Psicoterapeuta da Alemanha Bert Helinger (25/12/25 a 19/09/19).
Este método mostra de forma rápida as dinâmicas inconscientes que ligam o individuo à seu clã Familiar de origem, o que Bert Hellinger determinou de memória arcaica. Fundamenta-se na teoria de que o passado da família como (traumas, conflitos, fome, guerra , doenças, relacionamentos difíceis, separações,sofrimentos vividos ou causados a outros) permanece atuando na memória do clã familiar, perpetuando através de seus descendentes numa dinâmica inconsciente.
As constelações sistêmicas familiares têm demonstrado, que muitas dificuldades pessoais, profissionais, relacionais ou até problemas de saúde resultam, muitas vezes, de complicações no sistema Famíliar ancestral , carregando assim seus descendentes a repetirem as dinâmicas existenciais de forma inconsciente.
Um descendente revive inconscientemente o destino de um antepassado envolvendo-se em um emaranhamento do inconsciente familiar.
Equilibrar o sistema familiar permitindo a inclusão dos excluídos, e ordenar as desordens é para todo o Sistema uma benção que organiza a vida de seus descendentes , e compreender as leis que atuam nos relacionamentos humanos para sermos mais felizes e obtermos sucesso em diversas áreas é possível!