Início Araraquara Controle de Vetores realiza Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti

Controle de Vetores realiza Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti

Intensificação de vistorias casa a casa, além de ações informativas e de conscientização estarão sendo realizadas de 21 a 26 de novembro

A Prefeitura de Araraquara, por meio da gerência de Controle de Vetoresda Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti, de 21 a 26 de novembro. O objetivo é mobilizar e conscientizar a população em geral sobre a importância de combate do mosquito transmissor da dengue.

Serão desempenhadas ações de busca e eliminação de possíveis criadouros do Aedes em quintais e terrenos, feiras itinerantes com distribuição de panfletos, passeatas, além de outras atividades informativas.

Segundo a programação, nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro será realizada uma força-tarefa dos agentes de controle de vetores para vistoria casa a casa nos bairros Jardim Paulistano, Vila Cristo Rei, Cidade Industrial, Jardim Lisboa, Tabapuã, Europa, Vila Gaspar, Jardim das Estações e Vila Biagioni.

Segundo a gerente de Controle de Vetores, Alessandra Cristina do Nascimento, esses bairros foram selecionados para receber a força-tarefa durante esses quatro dias de campanha, porque são áreas em que foram detectados, no mês de outubro, alto índice de ADL. O ADL é o índice que demonstra a quantidade de Aedes aegypti encontrada em fase larvária em imóveis de quadras sorteada pelo sistema SISAWEB – a base oficial do estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores.

“Estes bairros estão entre os que exigem muita atenção para os possíveis criadouros, neste momento. Também nós observamos que o maior número de recipientes positivos para Aedes nos quintais é material que tem utilidade para o morador. Por isso, a participação da população continua imprescindível no combate à dengue”, destaca ela.

Juntamente com o casa a casa, de 21 a 24, haverá intensificação de vistorias também nos chamados Imóveis Especiais (IE) da área, que são imóveis com grande circulação de pessoas, como escolas, empresas e prédios públicos, além de intensificação dos bloqueios nos chamados PEs (chamados pontos estratégicos), que são imóveis com grande quantidade de possíveis criadouros, como os ferros-velhos, borracharias e depósitos de reciclagem, e nos mini PEs, os pequenos pontos de reciclagens ou mesmo acumuladores, normalmente em residência.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, terá feira itinerante com exposição de material didático e informativo sobre a dengue no Parque do Basalto, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal de Educação.

Nos dias 25 e 26 de dezembro, a feira itinerante estará na praça Santa Cruz, com distribuição de panfletos e paradas nos semáforos com faixas chamando a atenção para a conscientização e prevenção das arboviroses.

Ainda dentro das ações educativas e de conscientização, somente no dia 25, a partir das 9h30, a equipe de controle de vetores vai percorrer a Avenida Bento de Abreu até a praça Santa Cruz, na Carreta da Alegria, chamando a atenção da população. Em seguida, 10 horas, haverá passeata na área central, com o controle de vetores e agentes mirins.

No mesmo dia, às 10h30, na praça Santa Cruz, está marcada apresentação teatral dos Agentes Mirins da Escola de Campo Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrade, juntamente com as exposições da feira itinerante. Os agentes mirins foram formados durante as ações desenvolvidas na escola pela Equipe de Educação do Controle de Vetores.

Vale destacar ainda que, mesmo passado o período mais crítico da epidemia de dengue, registrado no primeiro semestre do ano, as ações das equipes da Prefeitura no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti nunca foram interrompidas. De acordo com a Saúde, o município soma 20.992 casos de dengue em 2022.

“Araraquara é um município endêmico e podemos ter casos de dengue durante todo o ano. Por isso, mantemos as vistorias todos os dias do ano, com orientações, eliminação de criadouros, atividades educativas e vistorias de imóveis complicados, que podem estar com grande quantidade de criadouros. E precisamos contar com a participação da população também durante todo o ano, para que quando chegue este período mais complicado, de verão, em que pode ter aumento do número de casos, nós passemos com mais tranquilidade”, conclui Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores.

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nesses casos suspeitos da doença, a pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro ou uma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para passar por atendimento médico e ser encaminhada para o exame de sorologia (realizado após o sexto dia de sintomas). As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, e as UPAs (Central, Valle Verde e Vila Xavier) têm funcionamento 24 horas.

Redação

Sair da versão mobile