A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura de Araraquara tem um novo titular. Trata-se de Alexandre Pomponi, que atuava como coordenador executivo de Segurança Pública e assume a Pasta liderada desde 2017, primeiro ano do prefeito Edinho pelo coronel João Alberto Nogueira Júnior, que deixa o cargo a pedido. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (10) nos Atos Oficiais da Prefeitura.
Alexandre Pomponi, de 52 anos, é graduado em engenharia civil. Guarda Civil Municipal de carreira, é integrante da 2ª turma de formação (concurso de nível superior – GCM II), e trabalha na instituição há 21 anos. Anteriormente, ocupou cargos de gerência e atualmente desempenhava a função de coordenador de Segurança Pública. Ele possui certificações importantes, como o curso de Multiplicador de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Avaliação de Danos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O novo secretário se mostrou empolgado com o desafio. “Primeiro quero enaltecer a pessoa do coronel João Alberto, que esteve à frente da secretaria por sete anos e três meses, e nesse tempo todo eu pude acompanhá-lo e auxiliá-lo em todas as ações que a secretaria desenvolveu. O coronel João Alberto sai para novos desafios e eu, com muita honra, assumo a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública para dar continuidade ao trabalho. A secretaria, neste período, sempre se pautou com a integração com outros órgãos, seja de segurança pública ou mesmo da própria Prefeitura, e valorizou a participação popular através do Conselho Municipal de Segurança Pública, que foi criado e a partir dele foi feita a segunda Conferência Municipal de Segurança Pública, que por sua vez originou o primeiro Plano Municipal de Segurança Pública do município de Araraquara”, lembrou.
Pomponi frisou que espera dar sequência ao trabalho e aos programas que já vêm sendo executados na cidade. “A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública resolveu alguns problemas que tínhamos no município, por exemplo, a falta de pátios regulares com a concessão do Pátio Municipal de Recolhimento. A cidade também avançou muito no sistema de videomonitoramento e ampliou muito esse sistema com a criação da nova Central de Operação e Inteligência da Guarda Civil Municipal, com câmeras inteligentes. Promoveu junto com isso o programa Câmera Cidadã, que foi uma inovação na cidade, onde câmeras particulares podem fornecer imagens, desde que tenha interesse público, para serem integradas à nossa Central de Operação e Inteligência, ampliando enormemente a capacidade de visualização do sistema. Além disso, a contratação de guardas e agentes de Trânsito foi feita para ampliar o efetivo e agora criamos o cargo de agente de Proteção e Defesa Civil. Eu toco esse projeto até dezembro, me pautando pela continuidade desses programas. Agora vamos formar uma nova turma de Guardas Civis Municipais e agentes de Trânsito, almejando sempre a excelência de trabalho que a secretaria tem buscado durante todos esses anos”, assegurou.
O coronel João Alberto Nogueira Júnior, que deixa a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, esteve à frente da pasta desde 2017, quando teve início o terceiro mandato do prefeito Edinho. Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, João Alberto é bacharel em direito pela Universidade de Araraquara. Possui especialização nas áreas de Engenharia de Transporte e Segurança no Trânsito pelo programa de pós-graduação da USP São Carlos e em Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário pelo Gabinete de Treinamento do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo.
Vale acrescentar que a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública tem o papel de formular, coordenar, acompanhar e supervisionar a implementação de planos, programas e projetos relacionados à segurança pública e cidadania no Município; executar a guarda de próprios e bens municipais; executar a ordenação e a fiscalização do trânsito no Município; formular, coordenar, acompanhar e supervisionar a implementação de programas de combate à violência integrados à rede de ensino; auxiliar na fiscalização de obras e posturas municipais; auxiliar as demais instituições de segurança pública existentes no Município; auxiliar na promoção da inclusão social e da cidadania na esfera da segurança pública municipal; e exercer, por meio da Guarda Civil Municipal, as competências de trânsito que lhes forem conferidas, de maneira concorrente com os órgãos de trânsito municipal e estadual.