Início Araraquara Curso de Administração presencial da Uniara promove final de jogos empresariais

Curso de Administração presencial da Uniara promove final de jogos empresariais

Evento foi realizado nesta quarta, dia 23 de novembro, na unidade IV da universidade

Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, o curso de Administração presencial da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a final dos Jogos/Simuladores empresariais, na unidade IV da instituição. Foram campeãs as empresas fictícias “Bravo”, do sexto semestre da graduação, composta pelos discentes Elisângela L. T. de Sousa, Francine O. Silva, Gabriel Gomes Terrassi, Kaio I. Cecilio e Nathan F. de A. Santos, e a “Charlie”, do oitavo semestre, constituída pelos estudantes Geovanna G. L. Batistella, Iuri Rabatini, João Paulo P. Novaes, Laís Helen Lima e Thiago M. de Marins.

“Os Jogos de Simulação Empresarial reproduzem, com fidedignidade do cotidiano das organizações, diferentes cenários de negócios da vida real. Neles, gestores têm uma experiência vivencial dos desafios que podem surgir em áreas como produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa fictícia. O objetivo foi que os participantes desenvolvessem habilidades técnicas, gerenciais e comportamentais, a fim de estarem preparados para tomarem decisões em diferentes cenários”, explica o coordenador da graduação, Eduardo Rois Morales Alves.

A utilização de simuladores empresariais não é uma novidade no ensino de gestão e negócios, segundo ele. “Porém, o simulador utilizado, que também é um game, é extremamente atualizado, baseado em um site, atualizado em tempo real, o que permite ao aluno simular decisões empresariais em sala de aula ou em casa, em ‘rodadas de negócios’ presenciais ou remotas, com site responsivo, para se usar inclusive em smartphones”, detalha.

Neste ano, participaram do game as turmas dos sexto e oitavo semestres, como atividade complementar ao curso. “A partir do próximo ano, o game será incorporado às disciplinas profissionalizantes da graduação, a partir do quinto semestre”, revela o coordenador.

A aluna Camila Claudino, representante discente no colegiado da graduação e participante do game, comenta que “o jogo oferece uma nova experiência no ambiente escolar, pois, além da integração de diversas disciplinas, faz com que os alunos realmente vivenciem a realidade da administração de uma empresa”. “É cada vez mais importante esse alinhamento da realidade teórica de um curso com a prática que o aluno vai vivenciar ao se formar, e o simulador faz efetivamente isso”, ressalta.

A tomada de decisões, de acordo com ela, é o que profissional “definitivamente mais terá que fazer ao longo de sua vida”. “O jogo é baseado sobretudo nesse aspecto, tendo o aluno que tomar decisões sobre marketing, estoque, contratações/demissões, vendas, produção, financiamentos etc., ou seja, realmente interligando todas as disciplinas do curso com uma projeção da vida real”, salienta.

Outro ponto destacado pela estudante é que o simulador “traz aspectos bastante complexos e muito próximos da vida real, com fatores externos como economias local e mundial, e alterações de leis e em taxas de juros, entre tantos outros, que realmente desafiam o aluno à imersão do jogo e à real vivência da experiência”.

Redação

Sair da versão mobile