Início Cidade Curso de enfermagem da Uniara promove 17º encontro de amamentação

Curso de enfermagem da Uniara promove 17º encontro de amamentação

O “17º Encontro de Amamentação”, promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, em função do “Agosto Dourado: amamentação vale ouro”, será realizado nesta sexta-feira (5), às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). Com o tema “Amamentação é a base da vida”, o evento, composto por palestras e debates, é direcionado a profissionais e alunos da área da saúde.

As inscrições, no valor de R$10,00, devem ser efetuadas na Tesouraria da unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro) ou no início do evento, de acordo com o número de vagas restantes.

“A programação contará com o credenciamento dos participantes, a abertura oficial, a apresentação da Conjunto Instrumental Feminino Uniara e as palestras ‘Amamentação: direitos da mulher’, com a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – EERP/USP, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, e ‘Atuação do enfermeiro na assistência a amamentação’, ministrada pela enfermeira obstétrica e consultora internacional em aleitamento materno, Carolina Guimarães”, detalha a docente e uma das organizadoras do encontro, Aline Natalia Domingues.

Ela comenta que o tema tem sido destaque nos debates sobre saúde, “em níveis nacionais e internacionais”. “O Congresso Nacional sancionou, no ano passado, uma lei – nº 13.435, de 12 de abril de 2017 – que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Agosto Dourado, como passou a ser chamado, é a oportunidade de reforçar o ato de amamentar e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica.

A amamentação exclusiva até os seis meses, segundo a docente, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. “Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. Olhar para os aspectos jurídicos é essencial para a assistência e o trabalho do enfermeiro e demais profissionais de saúde”, completa.
Além de Aline, fazem parte da comissão organizadora as professoras Mônica Silva e Mariana Firmino Daré.

Redação

Sair da versão mobile