Início Araraquara Curso de Psicologia da Uniara promove seu V Encontro de Turmas

Curso de Psicologia da Uniara promove seu V Encontro de Turmas

O curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu seu “V Encontro de Turmas” na última segunda-feira, dia 11 de novembro, no auditório principal da instituição. A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, conta que o evento começou a ser realizado em 2017, com o objetivo de fazer a despedida dos formandos do curso naquele ano.

“Após essa primeira edição, tivemos o segundo encontro, para recepção dos calouros, e já estamos tornando essa atividade algo tradicional do curso e, dessa vez, foi novamente realizada para a despedida dos formandos de 2019. Isso promove uma integração entre os alunos de todos os anos. É um momento muito especial no qual eles ampliam sua rede de contatos. Além da formação teórico-técnica, a graduação visa a uma formação humana”, explica a docente.

Ela conta que, na abertura, a professora Júlia Gorla cantou duas músicas de sua autoria, juntamente com Weber Nunes – “Homem” e “Brilho dos teus olhos”, além de exibir o clipe também de sua música, “Fim”. Em seguida, a professora Larissa Dias ministrou a palestra “Caminhos Profissionais”. “Ela abordou as diferenças entre emprego e empregabilidade, mostrando as necessidades do mercado atual. Foi uma atividade dirigida aos que estão se formando e que irão adentrar no mercado de trabalho, e destacou as principais competências exigidas dos profissionais hoje pelas empresas e setores pelos quais os egressos podem buscar trabalho, além de destacar a importância de continuarem estudando e se capacitando cada vez mais”, detalha Simoni.

Na sequência, uma homenagem da coordenação e dos professores foi prestada aos quintanistas, por meio de uma apresentação de slides com mensagem e fotos dos graduandos, “algo que sempre os sensibiliza bastante”. “Foram fotos da infância e da vida adulta e, em seguida, tivemos a apresentação musical do aluno do primeiro ano, Victor Laoz, que interpretou ‘Viva la vida’, da banda Coldplay, e ‘My Way’, de Elvis Presley. Seus companheiros de turma fizeram a entrega de uma lembrança aos formandos, que eles mesmos confeccionaram: um marcador de página com frases para os colegas do quinto ano. Foi muito gostoso ver essa interação e o carinho com o qual fizeram isso”, relembra.

Como parte da programação, a coordenadora menciona que também foi realizada uma apresentação da poesia “Metades” com uma atividade corporal com alunos do primeiro ano diurno – Angélica Castro, Tatiana Mendonça, Luís Felipe Morais e Catherine Falvo. “Angélica fez também a dança do ventre com a música ‘Paciência’, de Lenine e, logo após, houve a entrega de lembranças feitas por alunos da primeira série diurno”, relata.

Os estudantes do segundo ano, Lidiane Morgado, Murilo Rigolin Chaves e Lara Gutierre, promoveram uma roda de conversa com os do quinto ano, “onde discutiram o passado, o presente e o futuro na formação”. “Também tivemos a leitura de um texto de própria autoria do terceiranista Augusto Horada, e a leitura do poema ‘É proibido’, de Pablo Neruda, feita pela aluna da quarta série, Caroline Chel. Já Camille Landa, do quarto ano, e as quintanistas Elizabeth Tomaz e Isabela Romero, também apresentaram textos de autoria própria aos presentes”, detalha Sinomi.

Neste ano, de acordo com ela, a quinta série, além de receber as homenagens, fez uma despedida e deixou um recado para os outros estudantes. “Eles fizeram uma apresentação em vídeo, leram uma mensagem e entregaram uma rosa e uma fotografia a cada docente, o que nos emocionou bastante. Foi uma noite muito significativa, recheada de emoção e alegria, por esse momento tão especial em suas vidas, que é de conquista de um diploma pelo qual batalharam durante cinco anos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Sair da versão mobile