Início Araraquara Dia dos Pais deve movimentar pequenos negócios: gasto médio chega a R$...

Dia dos Pais deve movimentar pequenos negócios: gasto médio chega a R$ 317 por consumidor em São Paulo

Data comemorativa beneficiará cerca de 265 mil empreendimentos Sebrae-SP destaca a importância do olhar estratégico de novos empreendedores

O gasto médio do consumidor nos pequenos negócios paulistas para o Dia dos Pais deve alcançar R$ 317,44 em 2025. O valor representa um crescimento real de 20% em relação ao ano passado, considerando a inflação do período, e equivale à compra de dois presentes por consumidor. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sebrae-SP para traçar o perfil de consumo na data.

A expectativa é de que aproximadamente 265 mil pequenos negócios sejam impactados positivamente, sendo 186 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 78 mil micro e pequenas empresas (MPEs). O levantamento revela um cenário de otimismo e, ao mesmo tempo, um alerta para que os empreendedores se preparem com antecedência, especialmente aqueles que estão na fase inicial do negócio.

Neste momento de “curiosidade empreendedora” — quando o empreendedor ainda está descobrindo seu modelo de negócio e o comportamento do cliente —, entender datas sazonais e o perfil do consumidor é fundamental. O Sebrae-SP atua como um agente de apoio estratégico, oferecendo capacitações, consultorias e orientações práticas para que os pequenos negócios se posicionem melhor, aproveitando oportunidades de faturamento e fidelização de clientes.

A pesquisa também aponta tendências relevantes. Entre os meios de pagamento, o Pix lidera as preferências com 65%, seguido do cartão de crédito (62%), débito (43%) e dinheiro (25%). A maioria dos consumidores (73%) afirma que vai pagar à vista. Entre os fatores decisivos na escolha do local de compra, destacam-se preço (69%), ofertas e promoções (54%) e a oferta de produtos diferenciados (45%).

Em relação às categorias de produtos mais procuradas, os destaques são: roupas (55%), acessórios como carteiras e relógios (37%), itens de cuidados pessoais (33%), bebidas (21%) e produtos esportivos (17%). A maior parte das compras (59%) será feita presencialmente, enquanto 36% dos consumidores devem utilizar canais digitais ao menos em parte do processo.

O planejamento também aparece como ponto estratégico. Cerca de 37% dos consumidores afirmam que se organizam entre 7 e 14 dias antes da data, e outros 36% se planejam entre 15 e 30 dias de antecedência. Já os canais mais utilizados para buscar informações sobre produtos e promoções são o Instagram (60%), lojas físicas (51%) e recomendações de pessoas próximas (41%).

A pesquisa foi elaborada a partir de duas sondagens. A primeira, com consumidores, foi feita por e-mail entre os dias 5 e 13 de julho, pelo Instituto Consulting. A segunda com empreendedores, foi realizada por telefone, como suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, em parceria com a Fundação Seade.

A íntegra do levantamento está disponível no link:
http://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2025/08/Dia-dos-Pais-2025.pdf

Sair da versão mobile