Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 12 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 1,75% de 685 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 2,99%, sendo 5 positivados de 167 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 518 testes no dia 8 de setembro, com 7 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 29.648 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 117 permanecem em quarentena e 28.951 já saíram. Aguardam resultado de exames 130 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 18 pacientes estão internados. Destes, 14 pacientes estão em enfermaria, 1 suspeito e 13 confirmados, e 4 estão em UTI, todos confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 5% de UTI.
Hoje, a Hospital São Paulo tem 3 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 7 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 7 pacientes.
Do total de 18 internados, 16 são moradores de Araraquara e 2 são de outros municípios e estão em UTIs de hospitais da cidade. Eles residem em Santa Cruz das Palmeiras e Nova Europa.
Araraquara registrou, até o momento, 580 óbitos decorrentes de Covid-19 e um óbito está sendo investigado.
Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Mulher de 78 anos, com comorbidades, que foi internada em hospital da rede pública no dia 8 de setembro.
Homem de 89 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada desde o dia 31 de agosto.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 14 anos e amanhã vai avançar para os adolescentes de 13 anos. Hoje também começou a aplicação da terceira dose em idosos de 90 anos ou mais, em todos os polos, mediante apresentação do cartão de vacinação. É preciso que o idoso tenha completado a imunização há pelo menos 6 meses.
Todo o público adolescente continuará sendo imunizado nos polos de vacinação instalados no drive-thrus do Sesc e do Cear, unidades de saúde do Vale do Sol, Santa Angelina e do Sesa. Lembrando que, nos drive-thrus, os adolescentes estão sendo vacinados somente acompanhados de um representante legal, que deve assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido no ato da vacinação. Já nas unidades do Sesa, do Vale do Sol e Santa Angelina, não é preciso estar acompanhado para tomar a vacina, mas é sendo exigido o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado por um representante legal.
O documento está disponível para retirada nas unidades de saúde e também no site da Prefeitura, para impressão.
Além disso, os adolescentes devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
Continua sendo aplicada a segunda dose dos imunizantes Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, mas as pessoas precisam ficar atentas aos polos que estão aplicando cada uma delas.
As pessoas com 18 ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem continuar se imunizando nas unidades de Saúde da Vila Xavier, Iedda e Adalberto Roxo.
E a Vigilância Epidemiológica mantém a busca ativa de faltosos, por meio de ligações telefônicas. Caso o munícipe tenha alguma dúvida, basta ligar para o (16) 3303-3108. É fundamental completar a imunização com a segunda dose.
Araraquara já aplicou 287.787 doses, sendo 184.766 da primeira dose, 96.958 da segunda dose e 6.063 de dose única.