Os 10 anos do programa de Educação Integral da Emef do CAIC “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, no Vale do Sol, foi comemorado com muita festa nesta quarta-feira (9), com a participação do prefeito Edinho, da secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, e da coordenadora técnica da Educação Integral do Município, Márcia Maria da Costa.
Eles foram recebidos pelas diretoras do CAIC, Silvana Maria Ellero e Maria Alice Foschini Del Duca, e pela coordenadora de Educação Integral do CAIC, Rosa Helena Pinheiro Borghi, além dos demais coordenadores, professores e alunos da escola.
A história da Educação Integral na rede municipal de ensino de Araraquara antecipa-se às proposições nacionais e, num caráter de vanguarda, tem início em 1994, com a implantação do Programa de Educação Complementar.
A Emef do CAIC do Vale do Sol, que atende hoje 240 estudantes, surgiu em 1998, quando o Município começou a assumir o Ensino Fundamental, criando sua rede própria; a unidade então passou a receber alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, encaminhados pela Diretoria Regional de Ensino. Em 2002, sua estrutura foi ampliada e o atendimento se estendeu a alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. A partir de 2004, passou a funcionar segundo os princípios da escola interativa, passando a organizar-se em três ciclos, atendendo crianças de 1º a 9º ano e ampliando o ensino fundamental para 9 anos. Também em 2005, a escola começou a atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Em 2009, a unidade ampliou seu atendimento ao receber o Programa de Educação Complementar do Município que, em 2013, passou a se chamar Programa de Educação Integral. Esta proposta educacional, alinhada à filosofia de proteção integral prescrita pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diferia-se de ações assistenciais, visando conteúdos e linguagens diversificados, em regime de contra turno ao ensino regular, às crianças e adolescentes de 7 a 14 anos atendidas na escola.
Toda essa linha do tempo foi lembrada durante a festa com vídeos, fotos e depoimentos de antigos alunos e professores.
Os atuais alunos também deram show, com dança, canto e poesia. Performances que demonstraram a importância da Educação Integral, que está completando 25 anos na rede municipal.
Para o prefeito Edinho, que conversou com os alunos que lotaram o auditório do CAIC, é importante perseguir o objetivo de implantação do modelo em todas as unidades de ensino fundamental, pela sua importância na formação de cidadãos conscientes e mais humanos.
“Eu era vereador, ainda, quando a educação complementar nasceu em Araraquara. Esse projeto sempre foi muito importante para todos nós. O ideal é que todas pudessem contar com esse programa, para que pudéssemos ocupar o tempo todo do aluno com o processo educacional. Espero que possamos, um dia, em todo o Brasil, ter a educação integral como objetivo de todas as escolas. Precisamos pensar nas novas escolas da nossa cidade já com Educação Integral. Elas precisam nascer com esse programa”, defendeu Edinho, aproveitando a ocasião para informar que a escola municipal de ensino fundamental que está sendo construída no bairro Valle Verde pela Prefeitura já será inaugurada com Educação Integral. Ele foi bastante aplaudido pelos presentes.
E enquanto explicava que as escolas que estão sendo construídas naquela região atendem demandas eleitas no Orçamento Participativo, o prefeito explicou como funciona o OP e recebeu outra demanda importante, que prontamente acatou: implantar o Orçamento Participativo das crianças. “Achei uma ideia muito interessante e, por isso, no mesmo momento me comprometi que será realidade o OP das crianças da rede municipal de ensino fundamental”, comentou ele.
Pouco antes do encerramento, entre uma apresentação e outra, as diretoras do CAIC, Silvana Maria Ellero e Maria Alice Foschini Del Duca, também foram homenageadas pelos alunos e se emocionaram com a iniciativa.
Atualmente, em Araraquara, além dos alunos da Emef Eng. Ricardo de Castro Caramuru Monteiro, o Programa de Educação Integral atende 2.5 mil crianças e adolescentes matriculados em unidades de ensino do Município.