Início Araraquara Eliana Honain recebe o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Eliana Honain recebe o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

A secretária de Saúde, Eliana Honain, foi homenageada na Câmara Municipal

Nessa sexta-feira (31), a Câmara Municipal de Araraquara sediou a entrega do Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” para Eliana Aparecida Mori Honain, secretária de Saúde de Araraquara. Ela recebeu a premiação que lhe foi concedida em 2021 e que não foi entregue por conta da impossibilidade de realizar a solenidade naquele ano em razão da pandemia da Covid-19.
A homenagem concedida a Eliana se deu como uma forma de reconhecimento por sua dedicação na área da saúde e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Servidora de carreira em Araraquara há mais de 30 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em 2017. Enfrentou uma das piores epidemias de dengue da cidade e também, em 2020, esteve à frente no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), tornando Araraquara uma referência nacional no combate à doença.
Eliana revela que o prêmio tem um significado muito importante por dois motivos especiais. “Um por ser um prêmio de uma mulher, Heleieth Saffioti, que representa a força da mulher no mercado de trabalho, pela sua luta, assim como uma das precursoras do feminismo no Brasil. Outro motivo é receber no ano auge da pandemia 2021. Quero dividir este prêmio com todas as mulheres da saúde, que dedicaram o seu trabalho para salvar vidas. Me sinto lisonjeada e privilegiada por representar estas mulheres e ter tido a missão de conduzir a saúde neste momento tão crítico é difícil”, comenta a secretária.
O Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 752, de 30 de março de 2011, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara. A escolha do nome se dá por uma indicação da maioria dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara. A premiação tem o objetivo de homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente e prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania. A entrega do prêmio é feita em sessão solene, preferencialmente em Março, por ocasião do mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Redação

Sair da versão mobile