Início Araraquara Em dois anos, Prefeitura multou proprietários de 141 imóveis abandonados

Em dois anos, Prefeitura multou proprietários de 141 imóveis abandonados

Foram instaurados 350 processos administrativos para averiguação desde agosto de 2023

A Prefeitura de Araraquara intimou e multou proprietários de 141 imóveis abandonados nos últimos dois anos, com base na legislação do Instituto do Abandono.

As informações foram enviadas pelo Executivo em resposta a um requerimento do vereador Coronel Prado (Novo), que fez questionamentos sobre a abertura de processos administrativos por abandono de imóveis e as medidas adotadas para identificar, notificar, processar e, se for o caso, retomar a posse desses espaços.

A Prefeitura informa que foram instaurados 350 processos administrativos para averiguação desde agosto de 2023, quando foi implantado o sistema eletrônico “1Doc”. Os processos são executados a partir de vistorias fiscais periódicas. Então, são adotadas providências administrativas (incluindo notificações) e, quando cabível, a aplicação de penalidades.

Desses 350 processos, ficou configurado efetivamente o estado de abandono em 141 imóveis. Os dados e endereços de cada um deles estão em planilha anexa à resposta do Executivo ao parlamentar.

No Requerimento, Prado também havia questionado se existia previsão de serem tomadas providências específicas nos casos de imóveis mencionados por seu gabinete à Prefeitura por meio de quatro indicações. Em três dos casos relatados, os proprietários foram intimados e multados.

“A situação dos imóveis abandonados na cidade tem trazido muitos prejuízos. A gente vê o acúmulo de lixo, a proliferação de insetos e outros vetores de doenças, além das ocupações irregulares que acabam gerando insegurança” afirma Prado. “Isso degrada o espaço urbano, compromete a arrecadação do Município e fere a função social da propriedade, que é um princípio básico da nossa legislação. É importante lembrar que esses imóveis poderiam ser incorporados em políticas públicas de habitação social, ajudando a reduzir despesas com aluguéis e, até mesmo, serem leiloados para quitar dívidas ou custear serviços da Prefeitura”, conclui.

Foto: Divulgação

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