Início Araraquara Em TCC, aluno de Engenharia Agronômica da Uniara compara diferentes fontes de...

Em TCC, aluno de Engenharia Agronômica da Uniara compara diferentes fontes de adubação no desenvolvimento do pepino caipira

Estudo de Guilherme Gustavo Granzotti foi orientado pela professora Jaqueline Pesciutti Evangelista

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudante da graduação de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Gustavo Granzotti, fez uma “Comparação de diferentes fontes de adubação no desenvolvimento do pepino caipira”, sob orientação da professora Jaqueline Pesciutti Evangelista.

“O objetivo foi analisar diferentes fontes de nutrição da planta e os resultados no seu desenvolvimento. Socialmente, pode-se dizer que o trabalho teve como finalidade analisar a possibilidade de utilizar fontes de nutrição orgânica visando a uma produção mais sustentável, mais ‘limpa’, e também que considera a qualidade de vida do agricultor, o que diminui a utilização de defensivos que apresentam alguns riscos à saúde, além de inferir a desconstrução de que o plantio de pepino é complexo, sendo possível sua realização em pequena escala”, explica Granzotti.

Ele relata que, a partir do experimento, “concluiu-se que é recomendada a utilização de fertilizantes, tanto sintéticos quanto orgânicos, evitando a extração excessiva de nutrientes do solo, além de não torná-lo improdutivo a longo tempo”.

Evangelista comenta que a contribuição do estudo de Granzotti para a comunidade “é notável”. “Essa pesquisa colabora com agricultores e demais pessoas que podem ter como referência uma experiência realizada, com seus resultados práticos, e tomar como base em sua cultura, o que evita possíveis problemas e otimiza seu trabalho. Foi um aprazimento tê-lo como orientado e apurar que a pesquisa supracitada contribui para com a população”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Sair da versão mobile