Início Araraquara Empresas do programa municipal de estímulo às startups expõem na Feira do Empreendedor do...

Empresas do programa municipal de estímulo às startups expõem na Feira do Empreendedor do Sebrae em São Paulo

Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do País, a FE23 começou nesta segunda-feira e prossegue até dia 19, no São Paulo Expo e online

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Indústria e Tecnologia da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está presente na Feira do Empreendedor 2023 (FE23) do Sebrae – SP, através da participação das 10 empresas que participaram da primeira edição do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, de agosto de 2022 a julho de 2023. A FE23 foi aberta nesta segunda-feira (16) e prossegue até dia 19, das 10 às 20 horas, no São Paulo Expo e também online. 

Diante do resultado positivo da primeira edição do programa e logo após a entrega de certificados de participação, no último dia 2 de agosto, as empresas Presense – Pesquisa e Desenvolvimento; Nock – Soluções Tecnológicas para Controle de Contaminações; 3D Pharma, NPSMART, HB Biotec; L&L Biotech Consult; Natcrom; Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia; Techmip – Análises e Soluções Inteligentes e Bistrô Animal – Alimentação Natural foram convidadas para participarem do evento, que é considerada a maior feira de empreendedorismo do País.

“A participação das nossas empresas nesta grande feira do Sebrae é a coroação de uma etapa muito bem-sucedida, resultado de todo o esforço desses empreendedores na geração de seus projetos, que se mostraram muito promissores. E também reforça a relevância do nosso programa municipal, que tem o objetivo de fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios, além da geração de desenvolvimento econômico e social. Aqui é um espaço valioso para que elas apresentarem seus produtos se conectarem a outras empresas, promovendo a geração de negócios”, afirmou Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que esteve na abertura da FEC 23, em São Paulo, acompanhado de sua equipe da Coordenadoria de Indústria e Tecnologia.

Na edição deste ano, os organizadores da FE23 reuniram mais de 1,1 mil expositores, entre franqueadores, empresas de máquinas e equipamentos, empresas de serviços e soluções digitais, além de um shopping com pequenos negócios atendidos pelo Sebrae. São esperados, presencialmente, 125 mil visitantes em um espaço de 52 mil m². Do total de visitantes, um número recorde de mais de 17 mil pessoas deve chegar à FE23 por meio de cerca de 430 missões empresariais organizadas pelos Escritórios Regionais do Sebrae-SP em todo o Estado.

A expectativa do Sebrae-SP é atingir a marca de R$ 700 milhões em negócios gerados a partir da Feira. Esse número leva em conta o volume de contratos fechados entre expositores e visitantes nos 12 meses subsequentes ao evento. Em 2022, o valor foi de R$ 550 milhões.

O evento conta com espaços voltados para soluções de crédito, para o varejo do futuro, para franquias, para acessibilidade e para o agronegócio, além de atrações interativas e uma programação intensa de palestras, oficinas e talk-shows.

Equipes do Sebrae-SP também estarão presentes orientando visitantes sobre gestão, formalização e regularização de seus negócios, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI).

Programa de Incentivo às Statups

O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, que está na sua segunda edição, foi instituído pela Lei nº 10.313, de 22 de setembro de 2021, e baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O objetivo é apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador.  O acompanhamento é do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção da iniciativa é feita com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI). São parceiros do programa, a Incubadora de Empresas de Araraquara, Unesp, Uniara, Fatec, Ciesp, Sebrae e Senai.

Todas as informações sobre o programa estão no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/programa-de-estimulo-as-startups

Redação

Sair da versão mobile