Início Araraquara Equipe do Centro Afro realiza letramento racial com professores do NEAR e...

Equipe do Centro Afro realiza letramento racial com professores do NEAR e CUCA

Thiago Morais e Thiago Rodrigues falaram sobre a importância de que os espaços educativos tenham posturas antirracistas

A equipe do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” esteve nesse sábado (23) na Chácara Sapucaia para realizar uma formação antirracista com os professores dos cursinhos populares NEAR e CUCA.

Nesse encontro, Thiago Morais e Thiago Rodrigues falaram sobre o racismo estrutural e outras formas de racismo como o institucional, religioso, recreativo, algorítmico e ambiental. Na oportunidade, também trouxeram falas sobre a importância de que os espaços educativos tenham posturas antirracistas, reconhecendo que essa é uma questão pertinente a toda comunidade.

Para Thiago Rodrigues, formações como essas são de suma importância para o combate ao racismo. “A equipe do Centro de Referência Afro tem feito ações em escolas visando a conscientização racial de toda a comunidade interna e externa”, comentou.

Thiago Morais também enalteceu o encontro. “O letramento racial dá oportunidade do desenvolvimento de multiplicadores no combate ao racismo, sendo ferramenta fundamental no avanço da luta antirracista e para formar professores com o escurecimento de visão para acolher as necessidades da população negra”, apontou.

Nessa formação também foi abordado sobre a educação antirracista, sobretudo no âmbito da Lei 10.639/03, que trata sobre a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. Os docentes foram instigados a repensar os currículos e suas posturas dentro de sala de aula, refletindo sobre o racismo estrutural que é naturalizado.

O número do Programa SOS Racismo é o (16) 99626-9466, sendo este um canal de orientação e acompanhamento das denúncias de todas as formas discriminação racial, injúria e preconceito motivado pela cor da pele ou etnia.

Redação

Sair da versão mobile