Início Araraquara Filipe Delfini, médico da Família e Comunidade, apresenta orientações para enfrentar as oscilações...

Filipe Delfini, médico da Família e Comunidade, apresenta orientações para enfrentar as oscilações climáticas

O médico comentou sobre a onda de calor extremo que resultou em um alerta de risco por parte da Defesa Civil e deixou suas recomendações para lidar com essa situação

Com mudanças climáticas cada vez mais imprevisíveis nos dias de hoje, manter-se saudável pode ser um desafio. As bruscas variações de temperatura podem impactar nossa saúde de diversas formas, desde resfriados inesperados até problemas mais sérios. Assim, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (26) convidou Filipe Delfini, médico da Família e Comunidade, que apresentou dicas para enfrentar as mudanças climáticas com mais tranquilidade e cuidado com a saúde.

O médico comentou sobre a onda de calor extremo que resultou em um alerta de risco por parte da Defesa Civil e deixou suas recomendações para lidar com essa situação. “A primeira orientação que eu dou é a hidratação. É preciso ter uma boa hidratação, beber água abundantemente, mas não só água. Podemos variar com outros tipos de bebidas, como sucos, de preferência sucos naturais, da fruta mesmo, água de coco, e manter essa hidratação ao longo do dia. Enfatizo a importância de se atentar com as crianças e os idosos, que geralmente não pedem água, principalmente os idosos. Nós sempre temos que oferecer, principalmente aos acamados, essa oferta hídrica adequada. E além disso, é importante também evitar exposição ao Sol no período de maior incidência dos raios solares, entre 10 da manhã e às 16 horas. Se for sair ao Sol, é preciso se proteger, usar filtro solar, chapéus, óculos, e usar o soro fisiológico também para fazer lavagem nasal e dos olhos, principalmente quando observamos essa queda da umidade relativa do ar”, comentou.

Segundo ele, alguns cuidados devem se estender também nos dias frios. “Um dos maiores erros que eu enfatizo é, quando está frio, a pessoa achar que não precisa se hidratar, não precisa tomar água porque não vai ter perda hídrica. Isso está errado. Mesmo nos dias frios, precisamos manter a hidratação adequada. Geralmente os dias frios também são dias muito secos e isso também pode irritar a mucosa nasal, então volto a frisar que é importante a lavagem nasal com soro fisiológico e também utilizar alimentação e bebidas mais quentes para manter a temperatura do corpo adequada, para termos um conforto térmico adequado. E os hipertensos devem tomar cuidado nos dias mais frios, que podem levar a uma vasoconstrição, ocasionando aumento da pressão arterial. É preciso redobrar os cuidados em relação a esse grupo”, explicou.

Filipe Delfini apontou alguns grupos que precisam de atenção especial no calor extremo. “Principalmente os diabéticos, nesses dias mais quentes, muitas vezes querem tomar sorvete, e tem que tomar muito cuidado com o açúcar, com controle glicêmico. Os sucos também são bem vindos, de preferência os sucos naturais da fruta mesmo, não esses sucos industrializados, que contém muito açúcar, muito sódio, e por isso não são indicados para diabéticos e também para hipertensos”, concluiu.

Redação

Sair da versão mobile