Início Araraquara Equipe técnica do Meio Ambiente passa por capacitação para utilização de aplicativos...

Equipe técnica do Meio Ambiente passa por capacitação para utilização de aplicativos de arborização urbana na Esalq/USP

A capacitação foi ministrada pelo Professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Ciências Florestais em Piracicaba

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participou, nos dias 16 e 17 de agosto, da capacitação para utilização do aplicativo Qfield e Sistema Qgis para arborização urbana, ministrada pelo Professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Ciências Florestais em Piracicaba. O treinamento integra o trabalho iniciado com o inventário arbóreo realizado pelo professor da Esalq/USP.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destacou a importância desse treinamento dos técnicos da Secretaria na Esalq/USP. “Esse treinamento foi essencial para os técnicos aprenderem a usar o aplicativo que ajuda no monitoramento da nossa arborização”.

A coordenadora Municipal de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, reforçou que o treinamento vem para complementar o trabalho iniciado com o inventário arbóreo. “Essa capacitação foi de grande valia, pois permitiu a revisão dos conceitos preconizados no diagnóstico e inventário arbóreo, bem como a incorporação do uso do banco de dados geográfico para o manejo das árvores do município de Araraquara”.

A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Almeida, salientou que a capacitação foi muito importante para a equipe técnica do setor. “Nós, engenheiros e técnicos da área, concordamos que a capacitação foi muito importante pois possibilitou, não só o aprendizado sobre a utilização do software, como também as possibilidades de ampliação de dados que otimizem o trabalho de campo. Assim, os dados armazenados serão a base para a tomada de decisões sobre o manejo da arborização urbana e adequações no plano de arborização urbana”, concluiu.

Inventário arbóreo

O inventário arbóreo foi realizado em todas as regiões de Araraquara, por meio de métodos de amostragem, pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de Piracicaba. O trabalho mapeou toda cobertura arbórea dentro do perímetro urbano e apontou que a cidade conta atualmente com cerca de 170 mil exemplares de árvores em seu sistema viário na área urbana, sendo de aproximadamente 53 espécies diferentes, totalizando um valor aproximado de 25% de área coberta por árvores nas vias públicas.

Cabe lembrar que o documento está disponível para consulta da população no site da Prefeitura de Araraquara:

https://araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/meio-ambiente-e-sustentabilidade

Redação

Sair da versão mobile