Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira estão em ritmo acelerado para as apresentações que serão realizadas neste mês de setembro no Teatro Municipal de Araraquara, com a estreia do espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”.
Nesta semana, dias 12 e 13, e também no dia 27 na programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, o palco do Municipal recebe o espetáculo anual da EMD, com alunos de 3º a 6º ano e com a participação especial do Núcleo de Formados e Formandos.
A proposta de pesquisa deste ano, construída pela equipe da escola com base no tema: “Educação Integral, 30 anos de histórias: identidades, diásporas e quintais”, foi a história do samba. “Mais precisamente a partir da celebração dos 100 anos de morte de um dos principais nomes da cultura do samba, a baiana Tia Ciata, que migrou para o Rio de Janeiro e criou um espaço de sociabilidade nomeado pelo pintor, cantor e compositor Heitor dos Prazeres de ‘Pequena África’”, pontua o professor Carlos Fonseca, responsável por conduzir a pesquisa.
“Na nossa narrativa, Dona Benta Raquel, uma personagem real da história de Araraquara, mulher negra, desbravadora e polêmica, abre seu quintal imaginário, assim como Tia Ciata fazia, a fim de fazer uma festa para agradar suas crianças”, explica.
O professor conta que, nesta festa, chegam grandes mulheres sambistas, como Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Elza Soares e até nomes importantes, mas esquecidos ou desconhecidos do grande público, como Dona Anicide de Capivari, Aparecida e Madrinha Eunice.
Vale destacar que a história começa com uma homenagem ao Baile do Carmo. “Temos as canções dessas mulheres incríveis que teceram, a despeito das forças em contrário, boa parte da cultura popular brasileira”, aponta Carlos.
O último ato do espetáculo apresenta, na interpretação do Núcleo de Formados e Formandos e demais alunos do 6º ano, temas relacionados à diáspora africana, em cenas fortes e contundentes.
O professor Carlos observa que a pesquisa contou com estudos verticalizados de teses, dissertações, ampla bibliografia e videografia sobre o tema, bem como com a contribuição de pesquisadores e professores como Valquíria Tenório, Milton Lahuerta, Natália Carvalho de Oliveira, Cláudio Claudino – entre outros.
Sobre os ingressos para as apresentações: para os dias 12 e 13, os ingressos serão vendidos na secretaria da escola, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3301-1929. A apresentação no FIDA, dia 27, será gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes do início na bilheteria do teatro.
O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, no Jardim Primavera.
SERVIÇO:
Espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”, com alunos da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Estreia: dias 12 e 13 (informações ingressos – fone: 3301-1929)
FIDA – dia 27 (ingressos: distribuição uma hora antes do início, na bilheteria do teatro)