Início Araraquara Escolas municipais participam da 4ª edição do Ciências na Escola

Escolas municipais participam da 4ª edição do Ciências na Escola

Projeto reuniu 55 projetos científicos de 275 alunos do município e do estado, no Salão de Eventos do Orfanato Renascer, nesta terça-feira (31)

A 4ª edição do Ciência na Escola, projeto realizado pela Universidade de Araraquara (Uniara), em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu 275 alunos de 20 escolas municipais e estaduais do ensino fundamental II e médio de Araraquara, que apresentaram 55 projetos científicos no Salão de Eventos do Orfanato Renascer, nesta terça-feira (31), das 9 às 15 horas.

Representaram a Prefeitura na abertura do evento, Renato Ribeiro, Chefe de Gabinete, e Márcia Costa, coordenadora da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação.

“Em nome do prefeito Edinho, que tem um compromisso muito sério com a educação, parabenizo a Uniara e a Secretaria de Educação por essa parceria. Enquanto educador, valorizo muito a realização de uma feira tão diversa quanto essa. Esses momentos de troca e de interação são fundamentais para a construção do conhecimento e de cada um desses jovens aqui presentes”, declarou Renato Ribeiro.

Marcia Costa destacou que a rede municipal de educação esteve representada na feira com 16 projetos, desenvolvidos por seis escolas municipais, sendo que 3 foram desenvolvidos por crianças do 5º ano do ensino fundamental e um deles foi um dos premiados no evento.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é parceria do Ciências na Escola desde a sua primeira edição. Essa realização é de extrema relevância para a educação, no sentido de estimular o gosto e o interesse pela ciência, afirmando talentos”, ressalta Marcia Costa.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Eliane Trovatti, os grupos de alunos das escolas são orientados a desenvolverem projetos de pesquisa científica das mais diversas áreas do conhecimento. “O projeto acredita na transformação das pessoas e da sociedade por meio da educação, e o ‘Ciência na Escola’ é uma importante ferramenta nesse processo”, aponta.

Eliane destaca que a atividade é “algo bem importante para os alunos que desenvolvem os projetos, com o despertar da curiosidade e do interesse pelo conhecimento”. “A feira é uma maneira de divulgar a ciência e de levar o conhecimento aos demais colegas e a todos aqueles que visitam o evento, que será aberto, com trabalhos sobre todas as áreas do saber”, avalia ela.

Os estudantes compartilharam seus projetos através de vídeos – que foram postados durante todo o projeto nas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram), incentivando a conexão entre os grupos escolares participantes de toda a região.

O Ciência na Escola conta ainda com a colaboração da Diretoria de Ensino do município, da Secretaria Estadual da Educação – regional Araraquara e do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer.

Redação

Sair da versão mobile