Início Araraquara Final de semana com feiras, música, oficinas, teatro e cinema

Final de semana com feiras, música, oficinas, teatro e cinema

Nesta sexta-feira (9), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro

Nesta sexta-feira (9), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com artesanato, culinária e brechó de expositores de Araraquara e região, além de discotecagem.

No sábado (10), das 10 às 19 horas, a Feira Tô em Casa estará no Parque Infantil, no Centro, reunindo um time de expositores com artesanato e praça de alimentação com opções para presentear no Dia dos Pais. A feira apresenta uma diversidade de produtos, como decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia.

Já das 17 às 22 horas, Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha na Praça Pedro de Toledo, no Centro, com mais de 80 expositores. Haverá sorteio do Dia dos Pais, valendo um kit completo da Cervejaria Cachorro Magro. A programação artística apresenta a oficina de balangandã para crianças, às 18 horas, com Aline Herculano; e o show musical com o duo Mussarela com Pimenta, às 20 horas.

No domingo (11), das 15 às 20 horas, é a vez da Feira das Bonita – Dia dos Pais (Coletivo Capim Limão) no Espaço de Lazer Dr. Francisco M. C. Neto, no Jardim Paraíso, com samba, artesanato, área kids, moda circular e praça de alimentação. Haverá ainda a apresentação da atriz Nerita Pio em “Barangandão” com contação de história e atividade de confecção do brinquedo “barangandão”. O samba está garantido com a participação do grupo Encontro de Raízes.

Programação gratuita.

Música

Uma homenagem ao icônico álbum “Getz/Gilberto”, com Musicman Jazz Band. A atmosfera é carregada de nostalgia e elegância, transportando o público de volta ao Rio de Janeiro dos anos 1960, onde a Bossa Nova floresceu. Nesta sexta-feira (9), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.

Oficina

Você já jogou racha cuca? Um clássico jogo de quebra-cabeça da cultura geek analógica recriado com suas próprias referências em desenhos 8-bits para desafiar nosso raciocínio lógico. “Racha Cuca”, com Coletivo Macaco Velho, no sábado (10) e no domingo (11), das 14 às 16 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local 30 minutos antes. A partir de 6 anos.

+ Oficina

No sábado (10), às 15 horas, no Teatro do Sesi tem “Oficina de Danças Urbanas”, com Cia Eclipse. Workshop teórico e prático, abordando histórico, técnicas e diferentes estilos das danças urbanas, entre eles locking, popping, breaking, hip hop dance, house dance e krump. O workshop propõe trabalhar as encruzilhadas das expressões artísticas afro-diaspóricas, o krump e a capoeira e assim conhecer a pesquisa artística de Afrokosmos, obra importante da trajetória da Cia Eclipse. Público-alvo: todas as pessoas interessadas na pesquisa do movimento.

Espetáculo infantil

A atrevida menina Bitita é um sonho possível de Carolina Maria de Jesus. Mas, em paralelo ao sonho, há a realidade, pesada e concreta. Lá onde o chão de terra é mais duro que o cimento e, no entanto, a terra vermelha suja menos que o cal. “Bitita”, com Cia Cênica, no sábado (10), às 16 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de ingresso online.

Teatro

Em “Ritos de Passagem”, com Companhia Eclipse Cultura e Arte, muros invisíveis que todos nós reconhecemos, mas escolhemos não ver. Percepções diferentes da mesma realidade que excluem e diferenciam os iguais. Barreiras sociais e culturais que criam tribos em busca de uma identidade. Todos nós vivemos inúmeras metamorfoses que recriam nossos desejos profundos nos diferentes rituais que se revelam de maneira interna ou externa, potente ou vazia. A vida nesta “sociedade civilizada” proporciona esvaziamento do ser humano ou autoconhecimento? No sábado (10), às 20 horas, no Teatro do Sesi.

Choro das Águas

Neste final de semana, o Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, será no sábado (10), das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), oficina infantil “Folhas Criativas”, com Mariana Basso (16 horas), e contação de história infantil “Amoras”, com Luana Guimarães, às 17 horas. Grátis.

+ Música

O tradicional grupo araraquarense Flor de Abóbora apresenta arranjos criativos para clássicos da Música Popular Brasileira, com releituras de sambas, balanço, samba rock, pop rock, entre outros ritmos. “Sambas e Balanços”, no domingo (11), às 16 horas, na Convivência do Sesc.

III Encontro de Tambores Ecos de Ngoma 2024

Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, em sua 3ª edição, é uma das atrações dos 207 anos de Araraquara e terá sua abertura na quinta-feira (15), no Teatro Municipal, às 19 horas. No Pátio Externo, acolhimento do público com o grupo Maracatu Sementes Crioulas. Às 19h30, no Palco do Teatro, intervenção artística com o Núcleo de Formados e Formandas da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira – “Bravun de Elegbara”. Às 19h45, no Palco do Teatro, Roda de Conversa – Confluências da Luta Antirracista: Os Tambores de Matriz Africana e o Racismo Religioso, com Carlos FonsecaDagoberto Fonseca e Maria Nazaré Salvador. Já às 21 horas, show “Nzinga Em Nós” com o grupo Samborê (Larissa PeddrosaDaniel Antonio e Lúcia Helena).

Projeto Guri

Projeto Guri, que oferece educação musical gratuitamente para crianças, jovens e adultos, está com vagas abertas para o segundo semestre. As vagas são limitadas e de acordo com a faixa etária. Para crianças dos 6 aos 10 anos, as aulas são de iniciação musical. Para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos, são oferecidas aulas de clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, eufônio, violoncelo, contrabaixo, percussão e canto. Já as pessoas acima dos 18 anos de idade têm à disposição o curso de iniciação musical para adultos.

Não é necessário ter instrumento musical. Todos os instrumentos ficam disponíveis para uso no polo. As aulas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, no período da tarde, no Polo do Guri, na Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170, no Jardim Floridiana.

Para a matrícula, é necessário se dirigir ao polo até 31 de agosto com uma cópia do RG do aluno, uma cópia do RG de um responsável, um comprovante de residência e uma declaração de matrícula escolar (emitido pela escola). O atendimento é realizado nas quartas e sextas, das 13h30 às 19h.

Cinema

Biografia de um dos maiores intelectuais brasileiros: Antonio Candido de Mello e Souza. Seu trabalho impactou a historiografia e a crítica literária no Brasil, e continua a ser basilar na formação de estudantes e profissionais. Em 2009, sua neta, a jornalista Maria Clara Vergueiro, registrou quatro almoços no apartamento do crítico. A partir daí, o filme “O avô na sala de estar, a prosa leve de Antonio Candido” mostra o lado mais íntimo do professor. Após a exibição, bate-papo com os diretores do documentário, Marcelo Machado e Fabiana Werneck, e Maria Clara Vergueiro, neta e responsável pelos registros que originaram o documentário. Mediação de Tom Pires. Na quinta-feira (15), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de ingresso 1 hora antes. Limitado a 2 por pessoa.

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– Armadilha

– Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo

– Deadpool & Wolverine

– Divertida Mente 2

– É Assim que Acaba

– Luccas e Gi Em: Dinossauros

– Meu Malvado Favorito 4

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– Ainda Temos o Amanhã

– Armadilha

– Deadpool & Wolverine

– É Assim que Acaba

– Meu Malvado Favorito 4

– Teca & Tuti – Uma Noite na Biblioteca

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Redação

Sair da versão mobile