Início Araraquara Concerto da USP Filarmônica no Teatro Municipal marca posse da Academia Araraquarense...

Concerto da USP Filarmônica no Teatro Municipal marca posse da Academia Araraquarense de Letras neste sábado (10)

Evento, que abre programação dos 207 anos de Araraquara, também terá a assinatura de parceria do Município com Uniara e Academia, visando a veiculação de uma cartilha antirracista

A USP Filarmônica realiza o seu 201° concerto no Teatro Municipal de Araraquara, neste sábado (10), como parte das atividades de posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras. O evento, que também abre a programação festiva dos 207 anos de Araraquara, tem início às 18h e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início.

Música, poesia, literatura marcam a posse dos três novos membros que passam a integrar a Academia Araraquarense de Letras: Alessandra Laurindo, coordenadora de Política Étnico-Raciais da Prefeitura; Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e Ida Maris Sávio Scarafiz, escritora.

Vale destacar que a Academia Araraquarense de Letras possui 40 membros no total e foi fundada em abril de 2009 com o objetivo de valorizar a língua e a literatura nacionais, bem como promover e estimular a produção literária e sócio cultural; surgiu por iniciativa da escritora Aparecida Aguiar, autora do Hino de Araraquara.

O presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos, declara estar muito contente com a entrada dos novos membros na academia e acredita que será uma cerimônia inesquecível para todos os presentes e homenageados.

Atividades – A USP Filarmônica, com regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e também Gilberto Mendes, Dorival Caymmi e Hanns Eisler, no encerramento da posse.

A USP Filarmônica é composta por estudantes bolsistas do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, professor titular da FFCLRP-USP, a orquestra apresentará um programa com clássicos europeus e da música brasileira.

No repertório do programa, sem intervalo, constam “O mar”, de Dorival Caymmi, Deutsches Miserere de Hanns Eisler e Lamento de Gilberto Mendes, bem como a íntegra d’As Quatro Estações (Le quattro stagioni) de Antonio Vivaldi – das obras mais conhecidas da literatura universal da música.

O concerto contará com jovens solistas, todos estudantes do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto da USP: o padre Christian Ferreira (barítono), Thiago Alves Torres, Achiliel Tavares de Brito, Paola Adelmary Rojas Parra e Miguel Marcondes Marra (violinos), Patrick Amorim Lebron Silva, Gabriel Vinícius Geraldo dos Santos, Izabela Ayumi Ito e Ketlyn Mayara (violoncelos).

Outro destaque do evento é o Coral Afro Soul Jazz, de São Carlos. Este primeiro coro afro de São Carlos, é ligado ao Instituto Lubamdanga, tendo como idealizador Casimiro Paschoal da Silva, além do maestro Sergio Alberto de Oliveira e da regente-assistente e preparadora vocal Savana Mirela. O objetivo do grupo é mostrar a luta, riqueza, perseverança e resistência do povo preto. Grande parte do coro é composta por pessoas não ligadas à música e que viram nesta atividade a chance de novos aprendizados e expressões.

Além das apresentações da Filarmônica e do Coral, a posse contará também com “pílulas artísticas” com performances, leitura de poesias e música. A recepção do público no teatro, a partir das 17h, contará com performance do escritor Rodrigo Vulcano e outras surpresas durante o evento.

Acordo de Cooperação – Durante o evento também será assinado oAcordo de Cooperação entre Prefeitura de Araraquara, em consonância com a Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, a Universidade de Araraquara – Uniara, por intermédio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e a Academia Araraquarense de Letras, para produção e distribuição de uma cartilha antirracista.

O documento é celebrado em conformidade à Lei Municipal nº 9.262, de 9 de maio de 2018, institui o Plano Municipal de Políticas Públicas para o Combate à Discriminação e ao Racismo.

O Acordo será assinado pelo prefeito Edinho Silva, juntamente ao presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos; a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; e o coordenador do NEAB-Uniara, Edmundo Alves de Oliveira.

SERVIÇO:

“USP Filarmônica” na posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: sábado (10 de agosto)

Horário: a partir das 18h

Redação

Sair da versão mobile