A programação da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol começa na próxima semana, na quinta-feira (24 de agosto), com a abertura da FliSolzinha. Voltada para os alunos da rede municipal de Educação, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade será realizada a apresentação do espetáculo infantil “Marinheiro, o aventureiro – uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade”.
Duas sessões na quinta-feira, pela manhã e à tarde, irão atender 133 alunos de 4 e 5 anos dos CERs: Leatrice R. Afonso, Eunice B.T. Piza, Marialice L. Tedde.
Marinho, o aventureiro – Os atores Zé Guilherme e Larissa Mariano comandam “Marinho, o aventureiro – Uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade”. A história é inspirada na forma como Mário de Andrade escreveu Macunaíma, na chácara Sapucaia, na Missão de Pesquisa Folclórica coordenada por ele e também na lenda da serpente da Matriz de Araraquara.
A atividade conta um pouco da história real de Mário de Andrade, desde sua infância, passando por seus maiores reconhecimentos e chegando até o momento em que ele cria, pelo Departamento de Cultura de São Paulo, os jardins de infância, em unidades chamadas de “Parque Infantil”, para crianças de 3 a 6 anos. Eram espaços que promoviam atividades educacionais e culturais, com foco na valorização da cultura nacional.
A história “Marinho, o aventureiro” é a peripécia de um menino que costumava ir para a banheira do tio, no meio da madrugada, para viver aventuras. Lá ele viaja para vários cantos do país, em busca de verdadeiramente descobrir o Brasil. Ele encontra indígenas, caboclinhos e ribeirinhos e ainda conhece uma música nova!
Em uma dessas aventuras ele descobre um túnel que chega na Praça da Matriz da sua cidade e lá ele descobre que tem uma cobra gigante. Será que ele vai conseguir salvar a cidade?
Programação – A programação da FliSolzinha se estende até setembro, com outras duas apresentações mensais em setembro e outubro também atendendo o público dos CERs.
Em setembro as apresentações acontecem no dia 27, para estudantes de 8 a 10 anos, com a Cia. Capim Limão (Matão); e no dia 28 novamente com Zé Guilherme e Larissa Mariano, com crianças de 4 e 5 anos. A programação de outubro começa no dia 04 com a Cia. Capim Limão (Matão) e os estudantes de 8 a 10 anos; e no dia 05, a contadora e atriz Nerita Pio finaliza as apresentações com jovens estudantes da rede municipal de 12 a 14 anos.
Vale destacar que a FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.
Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano.
A programação da FliSol contará com o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, de julho a novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro.
Uma estrutura de programação já vem sendo produzida, com programação infantil da FliSolzinha, mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, deverá somar ao programa.
Vale destacar que todas as atividades da FliSol serão gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.