Neste domingo (20/8), Fabius (Tamoyo) e Fabienne Magnant (França) apresentam o concerto Viola sem Fronteiras às 4 da tarde, com entrada gratuita para todos os públicos, trazendo músicas instrumentais autorais ou interpretadas de forma singular.
A representação das identidades que compõem o trabalho dos artistas emerge nessa mistura de referências urbanas e rurais, brasileiras e europeias, presentes nas vivências cotidianas de São Paulo e de Paris, por meio da força de uma música sem fronteiras. Assim, são apresentadas fusões de samba com linhas jazzísticas, Villa Lobos com menções à existência kaingang no território paulista, Guarânias e Chamamés apimentados, ramificações da música nordestina que podem ser executadas com técnicas eruditas.
Fabius (Tamoyo) épesquisador musical e há mais de duas décadas busca novos sons e instrumentos pelo país. Apresenta um trabalho instrumental concebido com suas violas de Cabaça, Dinâmicas e de Cocho. Sem se perder das bases etnomusicais, faz um trabalho que se liga a múltiplas identidades.
A francesa Fabienne Magnant é pesquisadora de música brasileira, divulgadora da cultura musical do Brasil. Inicialmente estudava o violão de Baden Powell até se entregar à sonoridade da viola caipira e se tornar um dos mais importantes nomes ligados à viola pelo continente europeu