Com um efetivo de 76 guardas, e prestes a receber mais 32 novos profissionais selecionados por concurso público, a GCM de Araraquara vem desempenhando um papel fundamental no enfrentamento ao coronavírus, segundo avaliação do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.
“A Guarda possui hoje um papel extremamente relevante na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias em parceria com outros órgãos da Prefeitura, como o setor de Posturas e o Procon. A GCM tem atuado 24 horas na fiscalização do cumprimento das regras para que haja diminuição de aglomerações e, consequentemente, diminuição do número de ocupação de leitos”, explica o secretário.
A GCM também vem atuando no suporte aos serviços de saúde municipais, envolvidos diretamente no enfrentamento da Covid-19. “A Guarda está presente nas unidades de pronto atendimento, auxiliando funcionários da saúde no controle das pessoas que buscam atendimento”, ressalta o coronel João Alberto.
Paralelamente, os guardas municipais seguem encarregados das suas atribuições de origem, incluindo a preservação do patrimônio público do município e o reforço da segurança, realizada por meio da Central de Videomonitoramento, uma importante ferramenta para a elucidação de crimes e auxílio às polícias Militar e Civil.