É com uma programação diversificada que o Carnaval da Paz e Cidadania 2019 inicia suas atividades hoje (2), depois do prefeito Edinho Silva entregar a chave da cidade à Corte do Carnaval. Tudo pronto para a festa que é realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
O sábado traz: duas matinês no programa “Carnaval nos Territórios”, no Valle Verde e no São Rafael; concentração dos blocos: Zinho, Unidos da Terra Dura com grupo Sementes Crioulas, e Unidxs do Vale; além do Carnaval nos Assentamentos Monte Alegre e Bela Vista.
A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida inteiramente no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).
Confira as atrações do sábado
10h – Carnaval nos Territórios (matinê) – Valle Verde – Quadra do Valle Verde
15h – Carnaval nos Territórios (matinê) – São Rafael – CEU das Artes do Jd. Indaiá/São Rafael
O Carnaval também se descentraliza e chega aos bairros mais afastados do Centro, com uma programação voltada para crianças, pré-adolescentes e seus pais.
Atores, dançarinos, apresentadores e personagens da HaHaHa Produções Infantis participam dessa discoteca infantil, onde aparecem diversas brincadeiras com o tema do Carnaval. Que tal saber quem é o melhor sambista? Aumenta o som dessa marchinha, DJ! Também, músicas infantis de diversas gerações alegram essa festa.
Ainda hoje (2): às 10h na quadra do Valle Verde, e às 15h no CEU das Artes (Jardim Indaiá/São Rafael).
15h – Concentração Bloco Zinho – Praça das Bandeiras
17h – Bloco Unidos da Terra Dura com grupo Sementes Crioulas – em frente ao Sesc Araraquara
18h – Concentração do Bloco Unidxs do Vale – Praça da Independência
No sábado, às 15h, na Praça das Bandeiras haverá concentração do Bloco Zinho, com show do Grupo Pra Lá de Bagdá previsto para às 18h30. A Praça é ponto de encontro,durante todo o ano, de diversos shows de samba e, no Carnaval costuma atrair uma multidão de pessoas, reunindo de crianças a idosos. “Animação” é o nome desta praça no Carnaval!
O Bloco Unidos da Terra Dura, com o grupo Sementes Crioulas, se reúne às 17 horas do sábado em frente ao Sesc Araraquara, e contará – na chegada na Praça do Carmo – com o grupo na Quebrada do Coco e com o coletivo da Horta Comunitária da Zona Norte. O evento no ano passado reuniu muitas pessoas, principalmente aquelas interessadas em Cultura Popular. Os blocos são compostos por pessoas interessadas em música e manifestações populares, e apresentam músicas do maracatu, do samba de coco e do samba de roda.
No sábado ainda tem, às 18 horas, a concentração do Bloco Unidxs do Vale, na Praça da Independência (XV de Novembro). O percurso do bloco seguirá até o Teatro Wallace Leal, onde haverá: discotecagem da DJ Nova Malibu, a participação da Drag Malaga Valência e da Rainha e da Princesa Trans do Carnaval 2019. O Bloco Unidxs do Vale traz a bandeira da diversidade e convida drag queens, lésbicas, gays, bissexuais, homens trans, mulheres transexuais, travestis, transgêneros, N-B, queers, intersexuais, assexuais, e todas as orientações sexuais e identidades de gênero para esse encontro. Sem preconceito com raça/cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra característica ou condição física – o grupo convida todos para essa manifestação.
20h – Carnaval nos Assentamentos:
Às 20 horas acontecem os carnavais nos assentamentos: no Monte Alegre será no Barracão do Setor 3, com apresentação do DJ Magrão; e no Bela Vista será no Salão do Assentamento, com a participação do DJ Rogerio Maia.