Início Araraquara IBGE anuncia 58 vagas para recenseadores em Araraquara

IBGE anuncia 58 vagas para recenseadores em Araraquara

Selecionados irão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022 na cidade

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de 58 vagas para trabalhar na função de recenseador no Censo Demográfico 2022 em Araraquara. O recenseador é o profissional designado para coletar as informações do censo em cada domicílio da cidade, aplicando o questionário junto aos moradores através do dispositivo móvel de coleta. O total de vagas para o cargo não foi preenchido com o processo seletivo realizado em abril, quando mais de 220 vagas de trabalho foram disponibilizadas, por isso foi aberta essa nova oportunidade visando o fechamento do quadro de contratações. 
As inscrições seguem até esta quarta-feira (15), sem cobrança de taxa. Os interessados em concorrer às vagas devem ter ensino fundamental completo. Para se candidatar, basta acessar o “Trabalhe Conosco” do Portal do IBGE (www.ibge.gov.br) e fazer a inscrição por meio do formulário virtual (www.ibge.gov.br/pss-complementar). A seleção será feita por análise curricular.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais, com três meses de contrato, que tem a possibilidade de ser estendido conforme a demanda do IBGE.

O Censo

Em 2022, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site www.ibge.gov.br/atendimento.html.

Redação

Sair da versão mobile