Integrantes do programa Jovem Cidadão ao lado do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Dr. João Baptista Galhardo Júnior visitaram nesta semana o gabinete do Prefeito Edinho.
Os jovens desenvolveram estágio remunerado no Cartório Eleitoral e no Fórum de Araraquara, mas oito deles terão de deixar o programa devido ao término do ensino médio. Galhardo agradeceu ao prefeito pelo projeto e disse querer contar com esses garotos e garotas quando eles entrarem no ensino superior.
“Foi gratificante trabalhar com todos eles, que nos ajudaram muito na organização das eleições deste ano e do dia a dia do Fórum. Eles querem permanecer nos estudos, entrar em uma faculdade no ano que vem. Esse é um belíssimo projeto”, salientou Galhardo.
Para os jovens, a experiência é gratificante. Jenifer Beatriz Camargo Lima, de 18 anos, residente no Selmi Dei, gostou do aprendizado. “O programa melhorou muito a situação lá de casa, mas, além disso, aumentou o nosso conhecimento. A gente também amadureceu como pessoa”.
Bruna Larissa Traldi, de 18 anos, moradora do Valle Verde, também acredita que o “Jovem Cidadão” trouxe benefícios pessoais e profissionais. “A gente aprendeu a se comportar, a ter postura. E também foi a experiência de trabalhar no Cartório Eleitoral e no Fórum. Aprendemos muitas coisas novas”, afirma.
Também estiveram na reunião, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa e o procurador-geral do Município em exercício, Vinícius Manaia Nunes, que integrou o Jovem Cidadão na primeira passagem de Edinho pela Prefeitura (2001-2008).
Sobre o programa
O “Jovem Cidadão” oferece estágio remunerado na administração pública a dezenas de estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante ou superior.
O objetivo do projeto é oferecer a primeira oportunidade de experiência profissional e ajudar as pessoas que mais precisam, pois, em muitos casos, jovens param de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da casa — com o recebimento da bolsa pelo estágio, não será necessário deixar a escola.