Doze jovens atendidos pelo Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” tiveram um dia especial na última sexta-feira (9), quando participaram de uma visita ao Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos. Em um encontro que uniu diversão e aprendizado, eles puderam conhecer o espaço que abriga aproximadamente 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira, como micos leões, dourado, preto e de cara dourada, jaguatiricas, emas, tamanduás bandeira e mirim, iguanas, serpentes de várias espécies, dentre muitos outros.
A visita contou com a orientação da psicóloga Estela Zavanella, da fonoaudióloga Isabelle Gritti e das terapeutas ocupacionais Adriana Argenton e Luiza Fernandes, que percebem a alegria e evolução dos jovens a cada atividade como essa. “Eventos como esse favorecem o desenvolvimento e oportunizam a interação social, o estabelecimento de vínculos afetivos com os pares, assim como favorecem a autonomia e a independência dos pacientes perante as barreiras que enfrentam e encontram em decorrência da sua condição, seja ela na sociedade ou na vivência do dia a dia. Experiências como essa ajudam no processo como um todo, entre paciente/terapeuta, familiar e principalmente no individual. O passeio no zoológico só provou que o ser humano é incrível e capaz de ultrapassar e superar qualquer obstáculo se tiver a rede de apoio acreditando e caminhando junto”, comentou a psicóloga.
Os passeios, dentro e fora da cidade, têm sido feitos frequentemente com os jovens e o objetivo é o treinamento de habilidades sociais, para que eles se acostumem com locais movimentados e para que possam trabalhar atividades de vida prática, além de socializarem entre eles.
A coordenadora do Centro de Referência do Autismo, Karina Maia, destacou que as visitas têm feito a diferença na vida dos jovens, por isso ela já planeja os próximos passeios. “Já estamos programando novas atividades para o próximo ano. Entendemos a importância desse programa junto aos jovens do Centro de Autismo. Percebemos que os pais estão muito felizes com a evolução dos seus filhos dentro do projeto. A cada passeio, também trabalhamos esse grupo de pais e responsáveis para que se tranquilizem e possam passar essa segurança aos filhos para que aproveitem ao máximo cada momento das atividades”, observou.
Um olhar para o autismo
O Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 2020 pela Prefeitura de Araraquara como um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo. Sua proposta é assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. A unidade especializada foi um compromisso firmado com entidades ligadas ao tema. É resultado do projeto elaborado pelo grupo de trabalho instituído pelo prefeito Edinho em abril de 2017, reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, e Planejamento e Participação Popular, além da sociedade civil organizada.
Além do Centro de Referência do Autismo, Araraquara também é pioneira na iniciativa de criar, em abril de 2021, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Em 2022, a Prefeitura lançou também a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e a cartilha “Autismo e Isolamento Durante a Pandemia”, elaborada pela Coordenadoria de Direitos Humanos em parceria com o Centro Municipal de Referência do Autismo, com o objetivo de oferecer subsídios às famílias das crianças com TEA no período de isolamento social, buscando instrumentalizar as famílias para que elas consigam implementar uma rotina de atividades terapêuticas dentro de casa. O e-book da cartilha pode ser acessado neste link: bit.ly/cartilha_autismo_araraquara.