Início Araraquara Juventude de Araraquara busca recursos em São Paulo

Juventude de Araraquara busca recursos em São Paulo

Cidade participa de fórum realizado pelo Governo Estadual a fim de construir uma agenda de políticas públicas para a juventude

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, e a assessora especial de Políticas para Juventude, Karin Evelin, estiveram na última semana em São Paulo, onde participaram do fórum promovido pela Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo Estadual – responsável por fomentar o protagonismo juvenil, articulando e implementando políticas públicas no âmbito estadual, em parceria com os municípios que possuem conselhos municipais e órgãos gestores de juventude.

O evento teve como prioridade a construção de uma agenda de políticas públicas de juventude diante dos desafios enfrentados pelos jovens entre 15 e 29 anos. A agenda é pautada nos princípios da solidariedade, autorresponsabilidade e subsidiariedade, reconhecendo os jovens como parceiros estratégicos no desenvolvimento econômico e social.

Jéssyca conta que a Assessoria da Juventude de Araraquara, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, busca acessar recursos disponíveis para promover a qualificação dos jovens da cidade, permitindo torna-los os agentes de mudança em suas comunidades, cidades e no Estado. “Um dos projetos associados à Assessoria Especial da Juventude é o Espaço Juventude, que trabalha para fortalecer a autonomia juvenil e ampliar as oportunidades para a geração de impacto positivo e sustentável. Gostaríamos muito de conseguir o Espaço Juventude para nossa cidade”, defendeu a secretária, lembrando que Araraquara já conta com o Centro da Juventude. “Então a ideia é melhorar o nosso Centro com os recursos buscados, transformando-o em um Espaço da Juventude, com modernização e tecnologia”.

Juliano Camilo Borges, subsecretário da Juventude do Governo do Estado de São Paulo, explica que a “Subsecretaria trabalha na implantação do Espaço Juventude, visando a adesão dos municípios, com o objetivo de mensurar a eficácia dessas políticas na vida dos jovens por meio de indicadores específicos”.

Ele aponta que o Espaço Juventude é ponto de encontro entre os jovens e as iniciativas do estado e dos municípios, promovendo o acesso a informações, programas, e oportunidades que contribuem para o empoderamento juvenil. “O Espaço Juventude facilitará a articulação de ações que favoreçam o protagonismo juvenil, oferecendo aos jovens as condições necessárias para desenvolver suas habilidades, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a transformação social e econômica das suas comunidades”.

Entre os serviços oferecidos, estão: workshop de Gestão e Governança de Políticas Públicas; parceria com a UNIVESP com bolsas de estudo, cursos de capacitação online e formação acadêmica; “ID Jovem” (inclusão social garantida); e Junior Achievement Brasil, uma parceria com a JA Brasil, que promove a educação empreendedora e financeira para jovens.

Jéssyca elenca que o Espaço Juventude fomenta a participação cidadã, promove o desenvolvimento social, incentiva o protagonismo juvenil, promove a cultura de paz e respeito, apoia a educação e capacitação e cria conexão com as políticas públicas.

“Estamos seguindo os passos estipulados pelo Governo Estadual para conseguir este recurso para a juventude de Araraquara e, assim, oferecer um espaço ainda melhor de acolhimento e oportunidades para o desenvolvimento e participação dos nossos jovens”, finalizou a secretária.

Sair da versão mobile