
A Prefeitura reforça que a vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todos os postos de saúde do município. Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e também é realizada na unidade do Sesa, das 8h às 15h, durante a semana. Crianças e adolescentes que já tiveram dengue devem aguardar seis meses antes de iniciar a imunização.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, Araraquara não ampliará a faixa etária de vacinação contra a dengue neste momento, uma vez que a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses com validade próxima no estoque, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Fabiana Araújo. “O município não se enquadra na determinação federal, pois não possui vacinas com validade iminente, o que impede a adoção da nova estratégia, criada para evitar o desperdício de doses”, diz.
De acordo com recomendação do Governo Federal, a partir de agora, as vacinas com prazo de validade de dois meses poderão ser aplicadas em um público-alvo ampliado, englobando pessoas de 6 a 16 anos. Para as doses com apenas um mês de validade restante, a aplicação poderá ser expandida ainda mais, alcançando pessoas entre 4 e 59 anos.
“Porém, neste momento, a validade mais curta das doses disponíveis no estoque do município é 24 de julho de 2025. Com isso, Araraquara continua seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, mantendo a vacinação restrita à faixa etária de 10 a 14 anos, conforme estabelecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, pontua a gerente.
“Mesmo com a baixa procura, nosso município nunca inutilizou vacinas contra a dengue por validade vencida. As doses são rigorosamente monitoradas para garantir sua aplicação dentro do prazo adequado, assegurando que a população continue sendo protegida sem desperdícios”, conta Fabiana.
Até o momento, a imunização contra a dengue atingiu 5,74% do público-alvo no município, ou seja, 801 crianças e adolescentes completaram o esquema vacinal. Em relação à primeira dose, já foram aplicadas 2.490 vacinas, o que corresponde a uma cobertura de 17,83%.