Por José Augusto Chrispim
O presidente estadual do PSDB-SP e ex-secretário do Desenvolvimento Regional do estado, Marco Antonio Scarasati Vinholi, esteve em Araraquara nessa sexta-feira (6), onde foi homenageado na Câmara Municipal com o título de ‘Cidadão Araraquarense’. O evento contou com várias lideranças regionais do partido como o ex-deputado Roberto Massafera, entre outros.
Nascido em São Paulo, Vinholi é formado em Administração de Empresas pela PUC/SP, Pós-graduado em Liderança e Inovação pela FGV e com Especialização na Harvard University. Foi Deputado Estadual por 2 anos, exercendo os postos de líder do PSDB e relator do orçamento por duas vezes. Vinholi foi o mais jovem secretário da gestão de João Doria e comandou a pasta do Desenvolvimento Regional entre janeiro de 2019 e março de 2022.
Ele assumiu recentemente a coordenação nacional da campanha do candidato do partido João Doria à Presidência da República, substituindo o ex-coordenador, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
Em recente nota publicada pelo partido, o nome de Marco Vinholi foi lembrado como “tento papel fundamental no fortalecimento do PSDB no estado e por ser considerado um hábil articulador político por sua ampla capacidade de diálogo”.
O coordenador falou à reportagem do O Imparcial sobre as suas expectativas em relação à campanha de Doria ao Planalto e de como espera melhorar os índices do candidato nas pesquisas para viabilizar uma terceira via que confronte a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).
Veja a entrevista na íntegra:
O Imparcial: Como você vê a polarização entre Lula e Bolsonaro? Você acredita que ainda há chances da 3ª via decolar?
Vinholi: “Eles polarizam hoje porque são os mais conhecidos e lembrados, o que não quer dizer que o resultado da eleição tenha sido antecipado. O jogo ainda não começou e as pessoas não estão sequer atentas à eleição ainda, a menos que sejam políticos ou jornalistas. Tenho total confiança de que os partidos deste centro democrático definirão um candidato capaz de apresentar ao país uma proposta robusta e factível para resolver os problemas que realmente definem a vida das pessoas, como a fome, a economia, o desemprego. Não tenho dúvidas de que o nome do centro democrático, desta terceira via, será capaz de furar a bolha de ódio que existe hoje e trazer esperança para os brasileiros com um bom projeto de país”.
O Imparcial: Em nota recente, o PSDB destacou seu papel fundamental no fortalecimento do partido no estado ‘por ser um hábil articulador político por sua ampla capacidade de diálogo’. Como você pretende usar essa habilidade para tentar atrair votos para Doria poder se aproximar dos primeiros nomes que aparecem nas pesquisas eleitorais?
Vinholi: “Primeiramente, ajudando a construir uma candidatura robusta, fechando alianças e auxiliando na costura de bons nomes para as disputas estaduais. Depois de alicerçada a campanha, o que trará voto à candidatura do centro democrático será a verdade e nossa capacidade de demonstrar que outro país é possível, que quando se quer de verdade dá para fazer e a prova disso é a gestão do Governo de São Paulo. Não tenho dúvidas de que teremos o melhor candidato, as melhores propostas e a força do trabalho do nosso lado. E quem nos conhece sabe que não temos medo nem da disputa nem do trabalho duro. É disso que o Brasil precisa”.
O Imparcial: Para você, Doria é o nome mais indicado para representar o centro democrático nessas eleições?
Vinholi: “Eu acredito que o ex-governador João Doria tem todas as qualidades para disputar a eleição, vencer Lula e Bolsonaro, mas, o mais importante, para fazer uma gestão eficiente e que devolva o país ao rumo do desenvolvimento que os anos do PT e do Bolsonaro no governo nos roubaram. São Paulo é exemplo dessa capacidade gerencial que ele tem. Mesmo com uma pandemia cuja fase mais restritiva durou quase dois anos, São Paulo cresceu economicamente cinco vezes mais que o Brasil, nós ampliamos as escolas em período integral de 200 para 3000, construímos hospitais e estamos fazendo um investimento recorde de R$ 50 bilhões, com 8 mil obras e geração de mais de 200 mil empregos. Doria fez uma gestão municipalista como nunca se viu e, não bastasse tudo isso, trouxe a vacina quando ninguém acreditava que seria possível, ajudando a tirar o Brasil da crise da pandemia. Ele é competente, comprometido, dedicado e um grande trabalhador e é disso que o Brasil e os brasileiros precisam. Chega de agenda presidencial com três horas de trabalho, chega de motociata, cavalgada e discurso vazio. O Brasil precisa de um trabalhador”.
O Imparcial: Você acredita que, caso a coligação que está sendo costurada com União Brasil e MDB seja concretizada, a decisão das prévias tucanas, vencidas por Doria, poderia ser desconsiderada e um outro candidato escolhido em comum acordo com as outras legendas.
Vinholi: “A Federação do PSDB e Cidadania e o MDB estão dialogando para encontrar um nome de consenso para apresentar ao país e esse nome sairá de um dos indicados por esses atores políticos. No PSDB, o nome colocado é o de João Doria, vencedor das prévias e o indicado tucano para o pleito de 2022”.
O Imparcial: Qual é a importância para você em receber o Título de Cidadão Araraquarense, cidade que sempre teve nomes fortes representando o PSDB na política regional?
Vinholi: “É sem dúvidas uma honra voltar a Araraquara para receber o título de Cidadão araraquarense. Tenho forte ligação com essa região e muitos amigos em Araraquara, como a Edna Martins, o Massafera, João Clemente, Rafael de Angeli, Edinho Silva e o grande Dr. Dimas Ramalho. Quero aproveitar para agradecer o Presidente da câmara municipal Aloisio Boi, que me propôs a homenagem com o título de cidadão municipal. É uma cidade desenvolvida, de gente trabalhadora, e onde a política, a boa política, tem solo muito fértil. Me sinto muito feliz por estar aqui e receber essa homenagem. É realmente muito especial para mim. Lutei ao lado da comunidade local nos tempos de pandemia, vindo até mesmo de domingo à tarde para apoia-los no momento mais duro. Acredito que essa parceria foi fundamental para a superação daquele período”.
O Imparcial: Quais são os principais pilares da campanha de Doria à presidência?
Vinholi: “Os pilares da campanha serão soluções para os problemas que têm maltratado os brasileiros: desemprego, a fome e a desesperança. Estamos trabalhando em projetos robustos na área de desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Outro tema que será pilar de Doria é a Educação, que tem papel fundamental não só para as famílias, mas para o futuro do país. Estamos debruçados nisso, com equipes de trabalho muito competentes e tenho certeza de que os brasileiros verão que outro Brasil é possível”, finalizou o coordenador da campanha de João Doria.
Foto: O Imparcial