Há dez anos o Estado produzia 26 milhões de toneladas de cana
Preocupado com a geração de emprego e a participação do setor canavieiro na economia do Estado de Alagoas, o governador Renan Filho encontrou-se nessa terça-feira (20) com o deputado estadual Roberto Massafera durante reunião com a diretoria da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica).
Participaram do encontro a presidente da entidade e o diretor técnico, Elizabeth Farina e Antônio de Pádua. O governador alagoano estava acompanhado dos secretários Antônio Santiago (Agricultura) e George Santoro (Fazenda). Roberto Massafera participou a convite da Única.
O setor canavieiro alagoano enfrenta uma das piores crises de sua história. Há dez anos o Estado produzia 26 milhões de toneladas de cana. Hoje, a previsão é que caia à metade.
Renan Filho quer conhecer os modelos tributários, fiscais e de incentivos que a atividade recebe no Centro-Sul do Brasil. Ele também pretende criar a Câmara Setorial de Cana-de-Açúcar cuja missão será assessorar o governo e debater o fortalecimento do setor.
O deputado Roberto Massafera lembrou que São Paulo está na vanguarda tecnológica da pesquisa genética de variedades de cana, biocombustíveis e preservação ambiental.
O parlamentar paulista tem experiência no setor sucroalcooleiro desde que dirigiu a usina São Manoel, no município homônimo. “Hoje, o maior capital é o conhecimento. O governador Geraldo Alckmin determinou que os institutos paulista de pesquisa (Agronômico, IPT e Secretaria de Agricultura) apoiem e promovam a transmissão do conhecimento.”