Início Destaque MDB, PRB e PSD se unem para tentar eleger o próximo prefeito...

MDB, PRB e PSD se unem para tentar eleger o próximo prefeito de Araraquara

José Augusto Chrispim

Os bastidores do cenário político de Araraquara visando as eleições municipais de 2020 andam bem movimentados. E, pensando em unir forças em um nome forte para concorrer ao pleito mirando a vaga de próximo prefeito da cidade, O PRB, MDB e PSD saíram na frente e anunciaram, nessa quinta-feira (6), um projeto de integração para lançar um candidato único para a eleição majoritária no ano que vem. Entre as três legendas, surgem pelo menos três nomes já conhecidos na política de Araraquara como postulantes a vaga de candidato a prefeito. Pelo MDB, Aluisio Braz, o Boi; no PRB, aparece João Farias e, já pelo PSD, a aposta seria Coca Ferraz.

A última eleição municipal, realizada em 2016, foi marcada pela pulverização dos votos para prefeito devido ao grande número de candidatos, o que, de certa forma, favoreceu a eleição de Edinho Silva (PT). De acordo com o presidente do Diretório local do MDB, Aluísio Braz, o Boi, a ideia do grupo é formar uma união política capaz de fazer frente à candidatura do atual prefeito à reeleição no ano que vem. “Nós temos o compromisso de seguirmos juntos e termos uma união na escolha do nome de quem será candidato a prefeito. Somente nas nossas três legendas, temos quatro ou cinco nomes com potencial político para concorrer ao cargo, mas a ideia é realizarmos reuniões para debatermos quais seriam as melhores opções para ganharmos a eleição de prefeito. Em nível estadual e nacional, o MDB não deve se unir ao PSDB, mas aqui a opção não está descartada, pois estamos abertos a todos os partidos que se alinharem a nossa posição política voltada ao Centro/Direita. Tenho vontade de disputar a eleição para prefeito, mas o nome será escolhido em consenso entre todos os membros do grupo, que ainda não está fechado. Por enquanto, ainda sou candidato a vereador”, destacou Boi, durante entrevista coletiva no plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara.

Centro-Direita
O presidente do Diretório local do PRB, Marcelo Lopes, lembrou que vários partidos estão passando por mudanças e que o PRB é um deles. A legenda vai passar a se chamar Republicanos em breve. Marcelo ressaltou que a ideia do grupo é lançar uma candidatura majoritária comum no próximo processo eleitoral. “Acho que estamos de alguma forma dando a nossa contribuição, pois entendemos que quanto maior for a divisão do quadro político para a candidatura majoritária no próximo pleito, maiores são as chances de reeleição do atual prefeito que, na nossa visão, seria muito negativo para a cidade. Qualquer um de nós tem potencial para concorrer ao cargo de prefeito, mas deixamos as nossas vaidades de lado no intuito de compormos um nome forte para vencer a eleição”, destacou Lopes.

Lapena poderia aderir ao grupo
Tido como o nome forte da direita para o próximo pleito, o médico e ex-vereador Dr. Lapena Barreto foi citado durante o evento como alguém que pode reforçar o grupo. A informação foi passada oficialmente aos jornalistas presentes pelo presidente local do PSD, Antônio Gabriel, que afirmou ao microfone já existir uma conversa em andamento com o ex-parlamentar.

Segundo Gabriel, Lapena teria se manifestado disposto a conversar sobre uma possível adesão a nova frente que se cria na política da cidade.

Lapena teve mais de 9 mil votos em Araraquara em 2018, quando concorreu ao cargo de deputado estadual. O nome dele vem sendo citado pela imprensa desde que anunciou que deve trocar o seu partido atual, o PSB, pelo Patriota, visando as próximas eleições.

“Estamos abertos a todos os partidos que quiserem somar forças ao grupo, desde que não venham com candidato próprio”, ressaltou Gabriel.

Nota do Patriota

Pedro Monteiro, presidente do Patriota, disse que foi procurado pelo presidente do PSD, que falava em nome também do MDB e PRB, para uma reunião na Câmara Municipal. Monteiro afirmou que não tem interesse em coligações com antigos políticos, pois já entendeu que os eleitores pedem renovação. Disse ainda que esse blocão (MDB, PSD,PRB) que está sendo formado, está queimado e desmoralizado, fazem parte da velha política “não vou me juntar aos mesmos”.

Segundo o presidente, após a repercussão positiva da vinda do Lapena para o partido eles querem a todo custo vincular seus partidos ao nome do Dr.Lapena.

Pedro disse ainda que Lapena estudou outras propostas antes de escolher o Patriota como seu novo partido, e que na sigla ele tem a garantia da legenda, “aqui temos respeito, ética e honestidade,”. Estamos conversando com o PSL, e outros partidos, mas ainda não há nada definido, o que já definimos, tanto o partido como Lapena, é que não queremos nos aliar a velha política, sei bem quem está por trás disso”, finalizou Monteiro.

Redação

Sair da versão mobile